terça-feira, 29 de março de 2011

Tribunal Regional do Trabalho considera greve em Suape ilegal

Da Redação do pe360graus.com

A greve dos mais de 28 mil operários de Suape foi considerada ilegal nesta terça-feira (29) pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Para o relator do TRT, Agenor Martins Pereira, os patrões não estão obrigados a remunerar os dias parados e o trabalho deve ser retomado nesta quarta-feira (30) sob pena de multa diária de R$ 5 mil. O julgamento aconteceu depois de um pedido feito pelo Sindicato da Indústria da Construção Pesada.

A greve começou no dia 17 de março. A decisão de manter a greve havia sido tomada por unanimidade, na última sexta-feira (25), pelos operários que trabalham na construção da refinaria Abreu e Lima e da Petroquímica Suape, durante uma assembleia que reuniu milhares de pessoas.

De acordo com o Sintepav, o sindicato que representa os trabalhadores, vai acontecer nesta quarta-feira (30) uma assembleia no canteiro de obras. Na ocasião, os operários vão votar se a paralisação termina ou não.

As empresas aceitaram as duas reivindicações que deram origem à greve: o pagamento de 160 reais de vale-alimentação e também de 100% das horas-extras aos sábados. O impasse agora está no pagamento dos dias parados. Para resolver isso, os advogados do Sintepav disseram que vão entrar com um recurso no TRT.

Nenhum comentário: