quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gestora da Celpe dá dicas simples para economizar energia dentro de casa


Da Redação do pe360graus.com
O aumento de 8,27% no preço da energia elétrica começa a valer em Pernambuco a partir da próxima sexta-feira (29). Essa é uma boa hora para mudar alguns hábitos e não levar um susto com a próxima conta de luz.
Foi o que o aposentando Levi Silva decidiu fazer quando soube do reajuste. Sabendo que sua aposentadoria não deve aumentar tão cedo, ele chamou a família e falou: “Vamos economizar, mais ainda, né?”.
Assim como seu Levi, 3,1 milhões de pernambucanos terão contas mais caras a partir de maio. Para ajudar a reduzir o consumo, a gestora de eficiência energética da Celpe, Lidce Carvalho (foto), explicou como hábitos simples podem evitar dores de cabeça com as próximas faturas.
Começando pela sala, as lâmpadas incandescentes devem ser trocadas por outras fluorescentes, que são mais econômicas. E sabe aquela luzinha acesa nos aparelhos eletrônicos? Ela indica que o equipamento está na função stand-by, ou seja, pronto para ser utilizado e, embora não pareça, eles estão consumindo energia. Por esta mesma razão, se você não for usar o computador por algum tempo, desligue o monitor. Se o tempo for grande, desligue tudo.
A dica agora é para quem tem ar-condicionado. “Quando você tiver com o ar-condicionado ligado, não ficar abrindo e fechando a porta, porque essa troca de calor vai fazer com que o ar consuma mais. E regular a temperatura para que seja confortável, a sensação deve ser de conforto térmico e não se frio absoluto. 22, 23 graus é uma boa temperatura e não consome tanto”, explica Lidce Carvalho.
Agora, cuidados com a refrigeração da geladeira. Confira como estão a vedação das borrachas da porta, abrindo e fechando com uma folha de papel no meio (foto 4). Se a folha sair com facilidade, a geladeira não está fechando direito, o ar de fora entra e o aparelho consome mais energia para manter tudo gelado.
Observe também a temperatura interna da geladeira. Ela deve ser ajustada de acordo com a quantidade de alimento. E outra coisa: algumas geladeiras têm prateleiras em forma de grade, elas não devem ser cobertas com pano e plástico, que impedem a circulação interna do ar, aumentando o consumo. E nada de colocar roupa para secar na parte de trás, isso também gasta mais energia.
Em relação ao micro-ondas, a dica é simples, apenas retire o fio da tomada após o uso. Já a sanduicheira, esta merece maiores cuidados. Como ela gasta muita energia para esquentar, tente fazer todos os sanduíches de uma só vez. O mesmo vale para o ferro de passar roupa.
“Quando começar a passar, escolher primeiro as roupas leves. Aí você regula para esquentar ao máximo e, à medida que o ferro vai esquentando, você vai passando as pesadas. Quando terminar as pesadas, aí pode desligar o ferro e, à medida que ele vai esfriando, volte a passar as roupas leves”, recomenda a gerente.
Para a máquina de lavar não tem muito segredo: a dica é respeitar a capacidade dela. Não ultrapassar a quantidade máxima e fazer os ajustes para a quantidade mínima. A regra para o chuveiro elétrico é tomar banhos rápidos, assim você economiza energia e água também. E tente deixar o ponteiro sempre no modo verão ou água morna. Assim a água não fica tão fria e você gasta menos.
Atenção: na hora de comprar ou trocar qualquer eletrodoméstico procure o selo de garantia de que o produto que você está comprando consome só o necessário. Com essas dicas, você evita o susto na próxima fatura.

Nenhum comentário: