sábado, 2 de julho de 2011

Carros envelopados invadem as ruas brasileiras

BMW Z4 totalmente adesivado de preto fica com cara ainda mais malvada
Lucas Bessel, do Portal R7
Você já deve tê-los visto nas ruas. Carros totalmente pretos, com textura fosca e visual invocado são cada vez mais comuns no Brasil todo. Esses automóveis, que saíram de fábrica como qualquer outro, com pintura "normal", ganham nova personalidade em oficinas de envelopamento, que aplicam um adesivo sobre a lataria e cobram até R$ 3.000 pelo serviço.
Embora a cor mais comum seja o preto fosco, os donos de oficinas dizem que outros tons, como branco ou cinza, também começam a ganhar popularidade. O processo de aplicação é relativamente simples, como explica Paulo Surya Bento, diretor da Preto Fosco, uma das empresas pioneiras na realização do serviço na cidade de São Paulo.
- Com um soprador térmico [uma espécie de secador de cabelos industrial], o técnico vai aplicando e moldando o adesivo de PVC [um tipo de plástico] sobre a lataria. O processo leva no mínimo um dia, mas, dependendo do tamanho do veículo, pode demorar até três dias.
O empresário diz que os preços variam de acordo com o tamanho do carro, mas também segundo a complexidade e o valor do automóvel envelopado.
Ilustrativo da Internet
- De maneira geral, custa de R$ 1.000 a R$ 3.000. Depende do tamanho e do valor do carro. Um Smart, por exemplo, é pequeno, mas tem valor mais alto do que um Fiat Uno. A responsabilidade é maior e, por isso, os valores tendem a subir.
Fanáticos por carros
Como muitas outras tendências do mundo dos carros, o envelopamento ficou popular nos Estados Unidos e, nos últimos três anos, ganhou adeptos também no Brasil. É o caso do empresário Giancarlo Venturelli Filho, de Londrina (PR), que já mandou envelopar dois carros e uma moto.
- Eu sou fanático por automóveis e motos. Já mandei envelopar o teto da minha Chevrolet S10 [vendida] e toda a lataria da minha Volkswagen Amarok. Também envelopei parte de uma Ducati 698 para parecer com as motos da Moto GP.
Venturelli afirma que, para garantir a qualidade do serviço, é essencial conhecer a oficina, ver os trabalhos já feitos e, se possível, contar com indicações de outros clientes.
- É importante ver com cuidado todo o processo de instalação, checar a quantidade de emendas no adesivo e prestar atenção se o técnico tem cuidado na hora de passar o estilete que corta a camada. Com toda a certeza, não aconselho a ir apenas pelo preço.
Faixas pretas do Camaro custam R$ 3.500 na concessionária e R$ 300 "por fora"
(Arquivo Pessoal)

É legalizado?
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, mudar completamente a cor predominante do carro implica também em ter que mudar a documentação do veículo. Já alterar apenas o teto ou aplicar faixas ao capô, por exemplo, não acarreta necessidade de nova documentação.
Um carro que já é originalmente preto, por exemplo, não precisará ter a documentação alterada se for envelopado com o preto fosco. O mesmo vale para todas as outras cores. Se o tom predominante continuar sendo o original, o documento pode permanecer o mesmo.
Envelopar um carro com cor diferente da original, alías, é algo que o dono da oficina Preto Fosco não recomenda.
- Quando não tem transformação de cor, o serviço fica perfeito. Quando tem mudança de cor, pode ficar perceptível, porque tem lugares que são impossíveis de adesivar, como dentro da grade do para-choque.
E se eu quiser retirar o adesivo?
De acordo com especialistas ouvidos, a retirada dos adesivos não deve causar nenhum dano à pintura, desde que ela seja original. Já veículos que foram pintados posteriormente correm maior risco de danos.
A retirada, assim como a aplicação, deve ser feita preferencialmente em oficinas especializadas. Na maioria dos casos, o serviço de envelopamento tem dois anos de garantia contra possíveis falhas nos adesivos de PVC e no processo de aplicação.

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