quarta-feira, 20 de julho de 2011

HIV/Aids: agência americana visita o Estado



Do Portal do Governo de Pernambuco

O Programa Estadual de DST/Aids recebeu na terça-feira (19/07), a visita de representantes da United States Agency for International Development (Usaid), agência de cooperação internacional dos Estados Unidos. A agência é parceira da Secretaria Estadual de Saúde (SES) no projeto Quero Fazer, que leva um trailer para localidades visitadas por gays, travestis e homens que fazem sexo com homens (HSH) com o intuito de ampliar o acesso à testagem rápida para diagnosticar o HIV.

Durante a visita, os parceiros apresentarão a experiência para representantes de Barbados, na região do Caribe, para que eles façam implementação do projeto no país. Às 9h, os visitantes tiveram uma reunião na SES, no Bongi. Em seguida, eles visitarão o Serviço Especializado do Lessa de Andrade.



“Vamos aproveitar a visita para apresentar as ações estaduais e o que o município do Recife estão fazendo para combater a doença. Também iremos levá-los ao Hospital Correia Picanço, referência no Estado no tratamento de doenças infecto-contagiosas”, afirma o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueiroa. À noite, o grupo verá o trailer em ação, no bairro de Camaragibe

O projeto, que também tem a parceria da ONG Espaço de Prevenção e Assistência Humanizada (Epah), está em funcionamento desde setembro de 2009. Desde então, foram mais de 4,7 mil testes realizados na população de maior vulnerabilidade da doença. Desses, 127 deram positivo, sendo 26 no grupo de heterossexuais, 4 travestis e 97 do grupo de homossexuais, bissexuais e HSH.

DADOS – De 1983 até fevereiro deste ano, Pernambuco registrou 15.750 casos de Aids, sendo 10.417 no público masculino e 5.333 entre as mulheres. Em média, são registrados cerca de 1 mil casos anualmente.

Nenhum comentário: