quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Lula articula Ana Arraes para o TCU

Em mais uma demonstração de que não deixou de lado a articulação política, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a campanha para a deputada Ana Arraes (PSB-PE) ocupar a vaga de ministra do TCU (Tribunal de Contas da União).
No início da semana, reportagem da Folha mostrou que Lula despachou, em São Paulo, com dois ministros de Dilma. Os encontros ocorreram no Instituto Cidadania, ONG que retomou após deixar a Presidência. Lula também tem se reunido quinzenalmente com Dilma para discutir política e governo.
Em encontro com políticos e parlamentares em Belo Horizonte na última semana, Lula pediu o voto dos deputados para Ana, filha de Miguel Arraes e mãe do atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
Entre os argumentos usados, segundo os presentes, estava o de que o TCU, órgão com o qual Lula teve problemas no passado, precisa de uma mulher. Segundo ele, sua candidata é "filha de um grande homem e mãe de outro grande homem".
A articulação de Lula foi combinada com a presidente Dilma Rousseff, mas não é uma estratégia do Planalto, que prefere ficar neutro na disputa. Segundo assessores, Dilma vê com simpatia o nome de Ana, assim como o do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), outro candidato.
Ana Arraes, que é advogada e está em seu segundo mandato como deputada, é uma entre os seis candidatos já apresentados para a vaga de ministro do tribunal. Cabe à Câmara dos Deputados a indicação do nome, que substituirá o ministro Ubiratan Aguiar. Segundo adversários, sua indicação é defendida por parte do governo e por tucanos por causa do PSB, presidido por Campos.
Lula, entretanto, tem em vista as articulações políticas para as eleições do próximo ano. Segundo petistas, a vitória de Ana Arraes abriria caminho para o nome de Maurício Rands (PT-PE) como candidato à Prefeitura de Recife, com apoio de Campos.
O PT, entretanto, deverá ter outro nome na disputa, o do deputado Sérgio Barradas Carneiro (BA), que tem apoio de boa parte da bancada. Outro candidato da base aliada é o peemedebista Átila Lins (AM), que deve disputar mesmo sem o apoio majoritário do partido --parte do PMDB, em especial a ala ruralista, prefere o nome de Aldo.
O TCU funciona como órgão auxiliar do Congresso Nacional. Cabem à Câmara três indicações. Outras três são do Senado e três -são nove ministros, no total- são do presidente da República. O único indicado de Lula ao tribunal foi José Múcio, à época deputado e ex-ministro responsável pela articulação política de seu governo.
Leia mais na folha.com.br
 

Um comentário:

Manoel Carlos disse...

filha de um grande homem? mãe de um grenda homem?
isso é critério republicano para escolher alguém?