Em 1972, Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, recebia a Faculdade de Formação de Professores, iniciando, assim, o processo de interiorizar o Ensino Superior em Pernambuco. Em 1998, o sistema educacional ganhou novo reforço: a Faculdade de Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e Orientação Educacional.
A partir dessas escolas, surgiu a entidade denominada Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (Faintvisa). Em reunião solene, a Casa Joaquim Nabuco comemorou as quatro décadas da entidade. A proposta foi do deputado Henrique Queiroz (PR).
São 12 cursos de Graduação, entre eles, Biologia, Psicologia, Letras, Enfermagem e Farmácia, além de 16 Pós-Graduações, reunindo mais de dois mil estudantes. O deputado Rodrigo Novaes (PSD), que coordenou o evento, citou a relevância do serviço prestado. “A Assembléia Legislativa cumprimenta o diretor, Ubirajara Joaquim Carneiro da Cunha Júnior; e os quadros docente e discente por investir, cada vez mais, no conhecimento, ferramenta indispensável ao desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil.” Queiroz, autor da proposta, começou o discurso citando Paulo Freire. “A educação modela as almas e recria os corações. É a alavanca das mudanças sociais”, reproduziu. Para o parlamentar, a frase descreve a importância da Educação formadora. “A trajetória da instituição nos deixa a certeza de que estamos no início do caminho. Por meio da educação, construiremos uma sociedade moderna, sem deixar à margem a característica humana”, ressaltou, parabenizando todos os que integram a entidade.
Chefe da Seção de Sistema de Som, Hildebrando Marques, recitou a poesia Era Uma Vez, de autoria da pesquisadora Andrea Cecília Amaral, em homenagem a Freire.
O diretor da Faintvisa agradeceu. “Não vejo outro caminho diferente da educação. Emocionei-me com o reconhecimento da Assembléia Legislativa”, comentou Cunha Júnior.
Durante a reunião, Queiroz entregou ao diretor da faculdade uma placa alusiva à data. Além disso, a professora Teresa Amélia leu o cordel intitulado Faintvisa: uma história de sucesso. O Coro Faintvisa, formado por estudantes e funcionários, sob a regência do maestro George Brandão, apresentou-se.
Portal da ALEPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário