sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A FAINTVISA - 40 ANOS DE HISTÓRIA



Por iniciativa do DEPUTADO HENRIQUE QUEIROZ e publicado no Diário Oficial do Estado(D.O.E) de 27 de outubro de 2011, essa gloriosa Instituição veio a ser homenageada, pelo seus 40 anos de História e o Portal www.vitoria1.com não poderia deixar de contar um pouco a sua trajetória.

A idéia da fundação de uma Faculdade de Ensino Superior na cidade começou a ser ventilada, na imprensa local, em 1969, pelo professor PEDRO UMBERTO FÉRRER DE MORAIS, motivando, desde então, debates e apreciações.


Ao centro professor PEDRO FERRER
A 18 de maio daquele ano, realizava-se, no Colégio Nossa Senhora da Graça, a primeira reunião de autoridades, professores e destacados elementos da sociedade local com essa finalidade.

Foi, afinal, criada uma entidade mantenedora e responsável pelo empreendimento – a Fundação do Ensino Superior da Vitória de Santo Antão – pela Lei Municipal n° 1496, de 26 de fevereiro de 1971, tendo ainda, a Câmara, em 03 de março, pela Lei n° 1497, aprovado os Estatutos da nova Instituição e constituído a Faculdade, que ministra os cursos de Licenciatura curta em Letras, Estudos Sociais e Ciências.

Realizados os primeiros exames vestibulares, nos dias 16, 18, e 20 de agosto de 1972, nos quais foram aprovados 172 alunos, começou a Faculdade de Formação de Professores a funcionar, provisoriamente, no edifício do Colégio Municipal 03 de Agosto, cuja a direção colaborou eficientimente para sua fundação e instalação.

Aliás, no dia 03 de agosto daquele ano, em terreno adquirido pela Fundação, com 19 mil metros quadrados, no Loteamento São Vicente Ferrer, fora lançada a pedra fundamental do prédio da Faculdade.

No domingo 18 de março de 1973, era inaugurado o primeiro bloco de salas de aula e a Faculdade passou a funcionar na sua sede própria, cujas obras foram tendo prosseguimento na medida em que o SENADOR JOÃO CLEOPHAS DE OLIVEIRA, seu patrono, doador de toda a madeira necessária à construção, conseguia verbas do Governo Federal.

SENADOR JOÃO CLEOPHAS DE OLIVEIRA
A 06 de dezembro de 1974, diplomava a Faculdade a primeira turma de Bacharéis, constituída de 49 em Letras, 42 em Estudos Sociais e 27 em Ciências.

Dispondo de 18 salas de aulas, de laboratório, de Biblioteca com acervo superior a 5.000 livros e 1.000 periódicos, vem a Faculdade atingindo plenamente sua finalidade.

Em 1980, matriculou 651 alunos nos diversos cursos e seu corpo docente era composto de 25 professores.
Pela portaria n° 350, de 15 de maio de 1981, foi oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura.

Pela Portaria Ministerial nº 416, de 03 de julho de 1981, publicada no Diário Oficial da União, em 07 de julho de 1981, foi concedido o reconhecimento do curso de Letras.

Começamos então os processos para a plenificação dos cursos. Através da Portaria Ministerial nº 486, de 04 de dezembro de 1986, foi outorgada a conversão pela via plenificação dos cursos de Licenciatura Plena em Ciências, com habilitação em Biologia e Matemática e em Letras, com habilitação em Português/Inglês. 

A Portaria Ministerial de 04 de maio de 1987, autorizou a conversão pela via de plenificação do curso de Estudos Sociais em Licenciatura Plena, com habilitação em História e Geografia.

Foi concedido reconhecimento dessas plenificações através das Portarias Ministeriais nº 1.759, de 27 de setembro de 1991, para o curso de Letras, nº 1.785, de 26 de setembro de 1991, para os cursos de Estudos Sociais e Ciências, publicados, respectivamente, no D.O.U nos dias 25 e 27 de setembro de 1991.

Em 1998, com as novas tendências no Sistema de Educação, foi criada mais uma unidade de ensino, dessa vez a Faculdade de Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e Orientação Educacional, autorizada pela Portaria Ministerial nº 893 de 21.06.99 a qual irá formar profissionais da educação, conscientes da realidade brasileira com uma base teórica aliada à competência técnica e política, capazes de, não apenas transmitir o conhecimento, mas, de criar ou reformular o saber científico, bem como, desenvolver pesquisas e se integrar à comunidade, de forma a possibilitar uma ação transformadora em direção à modernidade.

Com o surgimento da nova unidade de Ensino, Faculdade de Pedagogia da Vitória, institucionalizou-se uma Entidade Superior, que integrasse todas as Unidades, esta congrega atualmente os cursos de Bacharelado em Turismo e Administração. Foram então criadas as FAINTVISA - FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO reconhecida pela portaria nº1865 de 03 de Julho de 2003 como instituição integrante do Sistema Federal de Ensino. 

Nelas se inserem, também, os cursos de Secretariado Executivo e Farmácia. Nos dias atuais as FAINTVISA têm plena consciência de sua missão e do nobre dever que é preparar cidadãos que promovam uma sociedade justa onde a democracia se perpetue em toda a sua plenitude.

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Os nove cursos de graduação que a FAINTVISA oferece ao mercado, tem como objetivo atender a demanda local e da região, dirigindo cursos para os profissionais das diversas áreas de atuação, com foco na formação ética e interdisciplinar, criando aptidão profissional, para participar no processos de mudanças e contribuir para as melhorias na área social.

Equilibrando com aulas teóricas e com a vivência prática através de atividades supervisionadas, os alunos FAINTVISA são orientados e acompanhados por um corpo docente altamente especializado.

O aluno de graduação FAINTVISA agrega valores de conhecimentos e dinamicas de decisão para administrar os desafios projetados durante a sua vida profissional.

Os cursos ofertados na Graduação classificam-se em Bacharelados (Farmácia, Administração), em Licenciaturas (Biologia, Matemática, História, Geografia, Pedagogia e Letras) e de Formação (Psicologia).

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

O CPGE (Centro de Pós-Graduação e Extensão) oferece cursos com o objetivo de promover e estimular o desenvolvimento da qualidade acadêmica, científica e tecnológica em vários campos do conhecimento, bem como, contribuir para a capacitação profissional nas áreas de Administração, Educação, Saúde e Psicologia, proporcionando aos profissionais graduados inserção no mercado de trabalho dentro de cada segmento específico, garantindo crescimento e atualização de suas aptidões junto a este mercado.

Os Cursos de Especialização lato sensu, ministrados pela FAINTVISA, têm o reconhecimento pelo MEC garantido pela Legislação pertinente, regulamentada pela Câmara de Educação Superior do Ministério da Educação, nos termos da Resolução CNE/CES Nº 01, de 8 de junho de 2007, sendo, portanto, válido em todo o território nacional.

Os  Currículos dos Cursos dão ênfase à interdisciplinaridade e à relação mútua entre a teoria e a prática, oferecendo aos egressos um perfil profissional focados na experiência de trabalho, vivência social e educacional, bem como no exercício de comportamentos éticos na interação profissional, buscando favorecer a humanização nas diversas áreas do saber, contribuindo para a construção da cidadania.

FONTE: HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO- LIVRO DO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO;
               www.faintvisa.com.br

Postado por Johnny Retamero de Lemos, ex-aluno dessa Instituição.

Nenhum comentário: