quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Número de inscritos para vestibular 2012 da UFPE aumenta quase 20%

Do G1 PE
O número de candidatos inscritos para o Vestibular 2012 da Universidade Federal de Pernambuco chegou a 48,5 mil candidatos, um aumento de quase 20% em relação ao ano passado, de acordo com o presidente da Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (Covest), Armando Cavalcanti. O curso de Medicina, pelo terceiro ano consecutivo, aparece como o mais concorrido, com 34,9 candidatos por vaga, um aumento de cinco pontos na concorrência.
O segundo lugar continua com o curso de Direito, que subiu de 17,2 para 20,2 candidatos por vaga, seguido por Fisioterapia, que subiu uma posição e chegou a 17,8.
A novidade deste ano é o curso de Engenharia Civil de Caruaru, que aparece como sétimo colocado no ranking, que conta com 13,8 feras por vaga. "É de fundamental importância que isso aconteça, uma vez que temos uma demanda grande de profissionais desta área em Pernambuco. Além disso, é a consolidação do projeto de interiorização da UFPE", ressalta Cavalcanti.
As provas da UFPE acontecem nos dias 27 e 28 de novembro. Para poder fazer as provas, os candidatos devem estar munidos de um documento de identificação e o CCI, cartão de indentificação do candidato, que deve ser impresso no site da Covest entre os dias 17 e 25 de novembro. "A impressão desse documento é de total responsabilidade do fera. Sem ele, o candidato não entra para fazer a prova", alerta.
O número de candidatos que pediram o incetivo, bônus de 10% destinado a alunos oriundos da rede pública, mais que triplicou neste ano. Cerca de 22 mil candidatos pediram o bônus, sendo 2.527 vindos do supletivo, que pela primeira vez é contemplado pelo incentivo. "Isso não significa que eles vão receber o bônus. Só recebe aqueles que passam do ponto de corte", afirma Cavalcanti. No dia 28 de dezembro, a UFPE promete lançar um edital de convocação, com nomes, datas e horários para os alunos habilitados comprovarem, antes do listão, que estão habilitados a receber o bônus. "No ano passado, tivemos 44% das vagas ocupadas por alunos que receberam o bônus", relembra.
O número de mulheres inscritas no vestibular da UFPE continua superando o de homens, chegando aos 59,2 % na edição deste ano. Além disso, houve um aumento do número de candidatos vindos de outros Estados. "Temos inscritos de todas as unidades da Federação", conta Cavalcanti. Paraíba, Alagoas e Bahia permanacem como os estados que mais mandam candidatos.
Depois do Recife, a cidade mais procurada pelos feras para fazer o vestibular 2012 é Caruaru, com cerca de 6 mil candidatos, segundo o reitor. Pela primeira vez, a cidade de Ipojuca também será um dos pólos de aplicação de provas, contando com cerca de 700 inscritos. As provas vão ser aplicadas também em Arcoverde, Garanhuns, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Jaboatão e Olinda.
Os dez cursos mais concorridos do vestibular 2012 da UFPE:

Nenhum comentário: