segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Trade de Gravatá e Triunfo aposta em natal temático para aquecer economia


Do Diário de Pernambuco

Gravatá e Triunfo se preparam para receber um grande número de visitantes neste fim de ano, com programações em referência ao período natalino. Motivados pela programação cultural e pelas possibilidades de descanso, os turistas devem seguir para o interior do estado e aumentar o faturamento de hotéis e restaurantes até o início de janeiro. Segundo estimativas da Empetur, o número de turistas no estado no mês de dezembro deve ser até 12% superior ao de 2010.

“Além de Triunfo e Gravatá, as cidades da Região Metropolitana também atraem visitantes. Para o interior, a maior proporção é de pernambucanos, mas também percebemos a presença de muita gente de outros estados do Nordeste”, ressalta Luciana Fernandes, diretora comercial da Empetur.

Em Triunfo, no Sertão, a 411 quilômetros do Recife, são esperados 70 mil visitantes de 17 deste mês a 2 de janeiro. O prefeito Luciano Bonfim explica que os hotéis e pousadas estão com as reservas esgotadas e que o fluxo deve ser de 14 mil pessoas por dia para acompanhar a programação cultural elaborada em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) e o governo do estado.


“A cidade tem 15 mil habitantes e 800 leitos em hotéis e pousadas. Neste ano três novas pousadas foram inauguradas e vamos ter um fluxo de 400 mil turistas, de janeiro até agora”, comemora Bonfim. Na programação de Triunfo estão uma ópera, uma cantata natalina e apresentações de corais. Além do Natal, a cidade tem programação durante todo o ano. Depois do Carnaval, seguem São João e São Pedro e os festivais de Inverno (julho), Cinema (agosto) e o Triunfo Motofest (setembro).

Em Gravatá, pela primeira vez será montado o espetáculo Sonhos da Pastorinha Diana – que envolve apresentação teatral, circense, dança e jogo de luzes. O projeto quer atrair para o Agreste um público semelhante ao que segue para Gramado, no Rio Grande do Sul, onde o tradicional Natal Luz atrai milhares de visitantes.

O projeto está sendo desenvolvido pelo artista italiano Valerio Festi, responsável por apresentação semelhante, o Ensaio sobre a Beleza, no Rio de Janeiro, na abertura do Momento Itália-Brasil, em outubro. A encenação contará com 80 artistas. As apresentações serão nos dias 16, 17, 18, 22, 23, 24 e 25 de dezembro.

“Estamos organizando tudo e facilitando o trabalho da equipe de artistas, bailarinos e malabaristas. A previsão é que até 15 mil pessoas por dia venham assistir à apresentação; a maioria num esquema que chamamos de bate-volta”, diz o secretário de Turismo de Gravatá, Ricardo Guerra.

As agências de viagem estão vendendo duas opções de pacotes turísticos. Uma com saída pela manhã e programação durante o dia até a hora do espetáculo (19h às 20h40) e retorno em seguida. A segunda, com saída às 14h, acompanha a apresentação, seguida de jantar e retorno.

“Os hotéis já têm uma ocupação excelente nesta época do ano. Com o espetáculo, podemos chegar em 100% e também movimentar a cidade de uma forma semelhante ao que acontece com Fazenda Nova, com os turistas vindo para passar o dia e voltando para suas cidades em seguida, ou para municípios vizinhos”, explica o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), Eduardo Cavalcanti.

Acreditando no sucesso do espetáculo, a Empetur fez divulgação do “Sonhos da Pastorinha Diana” nos estados nordestinos, com boa repercussão. 

Nenhum comentário: