Portal Archimedes
A Unesp é a primeira instituição a oferecer um mestrado em Educação Sexual no Brasil. O mestrado profissional foi aprovado pela Capes em 30 de março e deve ser iniciado em março do próximo ano, com 20 vagas.
O curso deverá capacitar profissionais de educação e saúde que se envolvem com variadas e constantes situações ligadas à educação sexual na escola, prevenção das DSTs/AIDS, gravidez na adolescência, violência sexual infantil, discriminação de gênero, homofobia, orientação sobre o uso de contraceptivos, entre outras.
O mestrado profissional valoriza a experiência e a prática diária dos alunos, permitindo, inclusive, que a dissertação (trabalho de conclusão) seja elaborada a partir da atuação profissional.
Linhas de pesquisas:
- Sexualidade e educação sexual: interfaces com a história, a cultura e a sociedade. Nessa linha o estudante investigará questões como a relação entre cultura e sexualidade; historiografia da educação sexual no Brasil, violência sexual e homofobia.
- Desenvolvimento, sexualidade e diversidade na formação de professores. Tem por objetivo tratar da formação docente e do desenvolvimento sexual na infância, na adolescência e na vida adulta.
Corpo docente:
- professores da Unesp (câmpus de Araraquara, Bauru e Rio Claro),
- professores da USP,
- professores da UFSCar,
- professores visitantes de Portugal (Universidade de Lisboa, Escola Superior de Educação de Coimbra e Universidade do Minho),
- professores visitantes da Espanha (Universidade de Alcalá).
O processo seletivo para o mestrado profissional em Educação Sexual ainda não foi anunciado, mas a seleção dos candidatos deverá ocorrer no segundo semestre de 2012, para que o início do curso ocorra em março de 2013.
Fonte: http://www.unesp.br/noticia.php?artigo=8372
Nenhum comentário:
Postar um comentário