Projeto do novo Titanic, lançado pelo bilionário australiano Clive Palmer em 17 de julho de 2012. Foto: AFP The Blue Star Line |
Ao apresentar as plantas
preliminares e projetos do Titanic II, que será construído na China, o magnata
da mineração afirmou que a embarcação terá os nove compartimentos originais e
um adicional de segurança.
"Isso serve para garantir
que o navio seja perfeitamente condizente com as normas atuais de
segurança", explicou Palmer em uma declaração à AFP.
"Também irá aumentar a área
acessível aos passageiros", acrescentou.
O novo compartimento terá botes
salva-vidas, calhas e tobogãs de evacuação, assim como novos cômodos comuns a
todos os passageiros.
Palmer disse que as plataformas
mais altas irão abranger os salões, escadas, cabines e outros cômodos
semelhantes aos do Titanic original, que naufragou em 15 de abril de 1912, após
colidir com um iceberg em seu trajeto para Nova York.
Contudo, os planos da Deltamarin,
companhia finlandesa responsável pelo design e engenharia do navio, também
incluem uma nova escada de emergência e elevadores de serviço, além de um deck
remodelado para conter as acomodações da tripulação, lavanderia e a maquinaria.
O exótico bilionário anunciou que
a primeira viagem do Titanic II está agendada para o fim de 2016, quando deve
partir da China em direção à Inglaterra para depois seguir seu trajeto original
até os Estados Unidos. O interesse foi "extraordinário", disse.
Palmer afirmou que o navio terá
um cassino, mas haverá "restrições rígidas" sobre quem poderá jogar.
"Haverá uma espécie de triagem
para garantir que as pessoas que joguem tenham dinheiro para bancar as
apostas", disse ele, segundo Associated Press na Austrália.
O empresário, que tem uma fortuna
estimada em Aus$3,85 bilhões (US$ 3,96 bilhões), de acordo com a revista
australiana BRW, contou que a proa do Titanic II terá aproximadamente um metro
a mais de comprimento do que o original, para dar mais
"estabilidade".
"No entanto, mantivemos a
essência do Titanic com a primeira, segunda e terceira classes. Eu acho isso
muito importante", considera Palmer.
"Assim, se você comprar uma
passagem para a terceira classe, poderá dividir o banheiro, sentar em uma longa
mesa para jantar para comer um ensopado irlandês e dançar todas as
noites", brinca o empresário, que diz que ele próprio vai viajar de
terceira classe.
Palmer não confirmou o valor do
projeto, mas afirmou não estar buscando parceiros financeiros para reconstruir
o navio, cujo naufrágio completou um século.
"Se você procura parceiros,
as coisas podem não se concretizar. Isso é apenas para eu dar um pequeno
passeio ao redor do mundo", disse.
Houve certo ceticismo quando
Palmer anunciou em abril seus ambiciosos planos de construir o Titanic II com
as mesmas dimensões de seu antecessor.
Embora ainda não tenham sido
aprovadas, para Palmer, as plantas demonstram o compromisso de sua companhia, a
Blue Star Line, com o projeto, e permitem que a chinesa CSC Jinling Shipyard
inicie os trabalhos.
O navio terá quase 270 metros de
comprimento e uma tonelagem bruta estimada de 65.000 toneladas.
O Titanic original, construído em
Belfast, na Irlanda, afundou em sua primeira viagem, de Southampton para Nova
York, matando mais de 1.500 pessoas, entre passageiros e tripulação.
AFP - Agence France-Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário