quarta-feira, 29 de agosto de 2012

GIRO DE NOTÍCIAS:


- RECIFE É CAPITAL QUE MAIS GEROU EMPREGOS NO NORDESTE E JOÃO DA COSTA DESABAFA
- LIQUIDA GRANDE RECIFE ESQUENTA COMÉRCIO A PARTIR DESTA QUINTA
- HOSPITAL OSWALDO CRUZ COMEMORA MARCA DE 600 TRANSPLANTES DE FÍGADO
- EX-MULHER DE ZEZÉ DI CAMARGO DIZ QUE ESTÁ MELHOR DO QUE ELE

- INSTITUTO BUTANTÃ PREPARA TESTES DE VACINA CONTRA DENGUE
- PARA AGILIZAR TOTALIZAÇÃO DE VOTOS, MAIS DE 1,2 MIL TRANSMISSORES VIA SATÉLITE SERÃO UTILIZADOS
- EUA APROVAM COMPRIMIDO ÚNICO DIÁRIO CONTRA AIDS
- REPRESENTANTES DA INDÚSTRIA PEDEM A MANTEGA PRORROGAÇÃO DE IPI REDUZIDO
 
imagem: vitrinesantaluzia.com
RECIFE É CAPITAL QUE MAIS GEROU EMPREGOS NO NORDESTE E JOÃO DA COSTA DESABAFA - Do JC Online
Nos últimos 12 meses, o Recife foi a capital que mais gerou empregos no Nordeste. Entre julho de 2011 e julho de 2012, foram 32.822 novos postos de trabalho. O saldo é ainda quase três vezes maior que o de Jaboatão dos Guararapes, segunda cidade que mais criou empregos formais (9.236) no Estado. O desempenho recifense foi apresentado ontem pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) na comemoração de um ano do Observatório do Trabalho do Recife, sistema de monitoramento de indicadores de emprego, elaborado em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Os números confirmam a vocação do Recife como polo empregador no setor de Serviços, responsável por 61,4% das novas vagas. O destaque é que a construção civil (10.709) encostou no comércio na briga pelo segundo lugar (10.813). A tal ponto que a profissão que mais cresceu na capital pernambucana nos últimos 12 meses foi a de ajudante de obras civis (5.088), seguida por escriturários e auxiliares administrativos (3.259).

Em uma eleição municipal de ânimos exaltados, os dados positivos apresentados ontem pelo Observatório do Trabalho do Recife se tornaram mote para um misto de alfinetadas políticas e desabafo do prefeito João da Costa em seu discurso. “Os números desmentem o discurso político que procuraram construir de que o Recife não acompanha o crescimento do Estado. Recife gera metade dos empregos da Região Metropolitana. São 70 mil empregos em dois anos, pessoal. Isso não é pouca coisa”, iniciou o ataque.

“A realidade termina se impondo. Sem o Observatório do Trabalho ninguém sabia quantos empregos estavam sendo gerados no Recife. Diluía tudo na Região Metropolitana. E todo mundo ficava achando que era tudo concentrado em Suape, que só lá tinha emprego. E a gente vê com os dados que o Recife gera quase cinco vezes o que é gerado em Ipojuca. O debate eleitoral está acontecendo como se nada tivesse acontecido nos últimos quatro anos, como se não tivesse tido governo. É inacreditável”, ironizou.


LIQUIDA GRANDE RECIFE ESQUENTA COMÉRCIO A PARTIR DESTA QUINTA - Do NE10
Consumidores da Região Metropolitana do Recife poderão aproveitar a campanha Liquida Grande Recife, a partir desta quinta-feira (30). Shoppings e lojas do comércio de rua da cidade promotem abrir as portas com preços mais baixos, envolvendo mais de 3.500 pontos de vendas, a exemplo das lojas dos shoppings Recife, Plaza, Tacaruna, Guararapes, Boa Vista e Costa Dourada.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL), a liquidação deve gerar um aumento de até 30% no faturamento do comércio em relação ao mesmo período de 2011. O diretor executivo da CDL Recife, Fred Leal, afirma que a campanha serve para incrementar o comércio. "Este ano projetamos bater um novo recorde, com novas incorporações e com a participação de novas lojas", enfatiza.

Para a edição de 2012, haverá o sorteio de uma Chevrolet Nova S10 cabine dupla, dez motos Honda Fan e cinco caminhões com prêmios, além de tablets. O último dia do Liquida Grande Recife está marcado para o dia 21 de setembro, com o sorteio dos prêmios na Praça da Independência, bairro de Santo Antônio, a partir das 17h.


HOSPITAL OSWALDO CRUZ COMEMORA MARCA DE 600 TRANSPLANTES DE FÍGADO – Do diariodepernambuco.com.br
O Programa de Transplante do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) está comemorando a marca de 600 transplantes de fígado. A conquista será lembrada nesta terça-feira, em um evento no Auditório Jaime Scherb, na Faculdade de Ciências Médicas, às 16h. A unidade também vai comemorar os 13 anos do programa e os 10 anos da Associação Pernambucana de Apoio dos Doentes de Fígado (Apaf), que funciona dentro do hospital.

Segundo o Huoc, Pernambuco vem avançando na área de transplantes de fígado e está se tornando referência no país. De acordo com o diretor do programa, o médico Cláudio Lacerda, são realizados, em média, 10 transplantes por mês com pacientes pernambucanos e de vários outros estados. Depois das campanhas de sensibilização para doações, o número de pessoas que morrem na fila de espera caiu para 20%, contra 45% registrados anteriormente. Isso também se deve, de acordo com o hospital, ao fato de que agora a prioridade é de acordo com a gravidade do paciente e não por ordem de entrada na fila.


EX-MULHER DE ZEZÉ DI CAMARGO DIZ QUE ESTÁ MELHOR DO QUE ELE – Do diariodepernambuco.com.br
Depois de admitir publicamente a separação do cantor Zezé Di Camargo, Zilu Camargo afirmou que está bem melhor do que o ex-marido. Eu estou sendo mais privilegiada do que ele. Quem está viajando, conhecendo outros países e estudando... sou eu. Ele está aqui em São Paulo, trabalhando e cuidando dos filhos, da casa, disse ela, em entrevista à revista Claudia de setembro.

Ela também falou que não ficou triste com o divórcio, depois de mais de trinta anos de casamento. Separação não é nada que torne a pessoa triste, pra baixo. Pelo contrário. Está sendo muito bom pra mim e pro Zezé porque a gente continua unido, com muita amizade e muito carinho. Estaremos sempre unidos, presentes um pro outro de coração e alma. Ele é o grande amor da minha vida e meu grande amigo, vai ser sempre.

O relacionamento com o ex é tão bom que ela está hospedada na casa que os dois dividiam em São Paulo. Zilu deve voltar para Miami, onde estuda inglês há cerca de um ano, no dia 20 de setembro.


INSTITUTO BUTANTÃ PREPARA TESTES DE VACINA CONTRA DENGUE - Do Estado de Minas
O Instituto Butantã espera iniciar em um mês em São Paulo os testes em voluntários para o desenvolvimento de uma vacina brasileira contra o vírus da dengue. A expectativa é de que até 2015 o medicamento seja colocado à venda no País. O médico imunologista Jorge Kalil, um dos responsáveis pela vacina, diz que o início dos primeiros testes com seres humanos depende apenas da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Esta é a segunda fase da pesquisa, que teve início a partir de um produto desenvolvido desde 2005 em laboratórios norte-americanos. “Pretendemos iniciar em 30 dias essa nova etapa, que deve se prolongar pelos seis meses seguintes”, afirma Kalil. Ele explica que a terceira fase será aleatória, com testes cegos em pessoas expostas a áreas com altos índices de casos de dengue em experimentações que vão durar outros seis meses. “Depois disso, se tudo ocorrer como o planejado, enviaremos um dossiê para os órgãos de saúde para posterior aprovação”, afirma Kalil.

No País, porém, há outra vacina sendo testada. O laboratório francês Sanofi Pasteur atua em cinco capitais brasileiras (Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Natal e Vitória) para verificar os efeitos, que até o momento têm sido parciais - o medicamento mostrou capacidade para proteger contra três das quatro cepas virais causadoras da doença. Caso seja aprovada, a vacina do laboratório francês poderá ser colocada no mercado em 2014.


PARA AGILIZAR TOTALIZAÇÃO DE VOTOS, MAIS DE 1,2 MIL TRANSMISSORES VIA SATÉLITE SERÃO UTILIZADOS - Do NE10
No intuito de agilizar a totalização de votos durante as Eleições 2012, 1.274 pontos de transmissão de dados via satélite serão utilizados. Solicitados por 15 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do País, o número recorde de equipamentos será utilizado em áreas distantes mais de três horas dos centros urbanos.

Com o uso da tecnologia, todas as informações das seções eleitorais serão enviadas em segundos para totalização dos votos. O sistema tornará mais rápida e fácil a divulgação dos resultados eleitorais, já que as distâncias e as condições adversas de clima e de estradas serão eliminadas com o novo recurso.

As áreas com o equipamento de transmissão por satélite poderão enviar os dados ainda mais rápido para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que as informações descarregadas em um laptop serão enviadas direto para lá através dos satélites. Nos centros urbanos, esse processo demora um pouco mais, pois são enviados aos TREs e passam por um filtro até chegarem na rede nacional da Justiça Eleitoral.

Os estados contemplados são Amazonas (380 pontos), Pará (338 pontos), Acre (75 pontos de transmissão); Amapá (36 pontos); Bahia (11 pontos); Goiás (18 pontos); Maranhão (86 pontos); Minas Gerais (16 pontos); Mato Grosso do Sul (47 pontos); Mato Grosso (90 pontos); Piauí (55 pontos); Paraná (13 pontos); Rondônia (49 pontos); Roraima (35 pontos); e Tocantins (25 pontos). Pernambuco não contará com a tecnologia, por não ter áreas prioritárias de necessidade, ou seja, de grande distância e dificuldade de acesso a partir dos centros urbanizados.


EUA APROVAM COMPRIMIDO ÚNICO DIÁRIO CONTRA AIDS - AFP - Agence France-Presse
Uma nova pílula única diária para combater a Aids - que combina duas drogas já autorizadas - foi aprovada para adultos portadores do vírus HIV, informou nesta segunda-feira a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA). Chamado de Stribild, este comprimido único diário proporciona um tratamento completo contra a Aids e faz parte de opções cada vez mais simples contra o HIV, destacou a Administração de Drogas e Alimentos (FDA, sigla em inglês).

"Através da pesquisa continuada e do desenvolvimento de medicamentos, o tratamento para os infectados com o HIV tem evoluído de múltiplas pílulas para apenas um comprimido" diário, destacou Edward Cox, diretor do Bureau de Produtos Antimicrobiais da FDA para avaliação de medicamentos. "Novas combinações de medicamentos para o HIV, como o Stribild, ajudarão a simplificar os tratamentos".

O novo remédio, fabricado pela Gilead Sciences na Califórnia (oeste), foi testado em mais de 1.400 pacientes em dois testes clínicos e os resultados mostraram que o Stribild é tão eficaz ou mais que outras duas combinações de tratamentos, reduzindo o HIV a níveis indetectáveis em nove entre dez pacientes após 48 semanas de ingestão. Stribild combina Truvada - emtricitabina e tenofovir contra uma enzima que o HIV usa para se reproduzir - ao Elvitegravir, outra substância que combate uma enzima, associado ao Cobicistat, que potencializa os efeitos do Elvitegravir.

O medicamento foi testado em pacientes adultos não previamente tratados de Aids. A FDA afirma que serão necessários mais estudos para determinar a segurança entre crianças e mulheres e se há interação com outras substâncias. Stribil tem alguns efeitos colaterais, que incluem problemas no fígado e nos rins, acúmulo de ácido láctico no sangue e enfraquecimento dos ossos, mas a Gilead afirma que durante os testes "a maioria dos efeitos adversos foi leve ou moderada".

O medicamento provoca enjôos e diarreia entre os pacientes. "As terapias que atendem às necessidades individuais dos pacientes são fundamentais para melhorar a manutenção do tratamento e seu potencial de sucesso", afirmou o presidente da Gilead, John Martin. Para que o medicamento chegue aos pacientes com HIV nos países com menos recursos, onde milhões de pessoas não têm opções efetivas de tratamento, estão sendo desenvolvidos genéricos com a autorização e a ajuda da Gilead, em parceria com várias empresas indianas e com a Medicines Patent Pool, organização sem fins lucrativos que promove a fabricação de medicamentos genéricos.


REPRESENTANTES DA INDÚSTRIA PEDEM A MANTEGA PRORROGAÇÃO DE IPI REDUZIDO - Da Agência Brasil
Representantes de setores da indústria contemplados com diminuições de impostos pediram à equipe econômica do governo, a extensão dos benefícios fiscais. Eles se reuniram nesta terça-feira (28) com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para relatar os efeitos das desonerações sobre a produção e as vendas. Além de pedirem a extensão do prazo dos impostos reduzidos, os empresários também solicitaram a inclusão de itens na lista de produtos beneficiados. De acordo com os empresários, no entanto, o ministro prometeu analisar os dados sobre crescimento das vendas, mas não se comprometeu a acatar nenhuma reivindicação.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Walter Cover, pediu a prorrogação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de construção por mais um ano. “Já estamos no terceiro ano de desoneração. A ampliação em mais um ano seria importante para manter o desempenho das vendas de materiais de construção”, declarou.

Presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Claudio Conz pediu a inclusão de mais 50 produtos entre os materiais de construção com imposto reduzido. Atualmente, 46 itens do setor são beneficiados com a desoneração.

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, entidade que representa os fabricantes de produtos da linha branca, também reivindicou a prorrogação do benefício até o fim do ano. “Nós pedimos que o ministro pelo menos conceda a prorrogação que pode dar”, declarou. O IPI reduzido para máquinas de lavar, fogões, geladeiras e tanquinhos acaba na próxima sexta-feira (31).

Kiçula pediu ainda a diminuição permanente para alguns produtos da linha branca para padronizar as alíquotas. “Para as lavadoras automáticas, que pagam 20% de IPI, pedimos 10%. Para as lavadoras semiautomáticas, que pagam 10%, pedimos alíquota de 0 a 4%”, alegou. Ele disse ainda que a indústria repassou totalmente a queda de imposto para os lojistas durante a vigência da desoneração.

Contemplado com IPI reduzido até 30 de setembro, o setor de móveis também solicitou a extensão das alíquotas reduzidas até o fim do ano. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Moveleira (Abimóvel), José Luiz Fernandez, a prorrogação ajudará a aquecer as vendas no fim de ano. “Se o pedido for atendido, todos os móveis que chegarão às lojas até o fim do ano terão desconto de pelo menos 5% no preço”, destacou.

Nenhum comentário: