segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Animais do Parque Melo Verçosa passam por chipagem a anilhamento




Procedimentos irão alimentar um banco de dados para controle da saúde e reprodução dos animais. Foto: Luciano Abreu/PMV

O Parque Melo Verçosa, o segundo maior de Pernambuco, inaugurado em 3 de agosto de 1950, localizado em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, recebeu na manhã desta quinta-feira (10 de Janeiro de 2013) a equipe de biólogos, veterinários e assistentes para realização do procedimento de chipagem e anilhamento dos cento e cinco animais do zoológico municipal.

Durante a manhã foram realizados os procedimentos em animais de pequeno porte como jabutis, serpentes, Jacupemba, papa-mel e as dezessete araras-canindé (arara amarela) e Macau (arara vermelha).

O anilhamento e microchipagem dos animais do Parque Melo Verçosa permitirão um maior controle e identificação e irão alimentar um banco de dados com informações sobre a procedência, idade e peso de cada um deles; gerando dados precisos para controle da saúde e reprodução.

O grupo de aves além do anilhamento passou também pelo processo de sexagem. O procedimento feito através de exame de DNA gera resultados de alta confiabilidade em aves de qualquer idade.

No próximo sábado será realizada a segunda etapa com animais de maior porte, a exemplo do urso ‘Bruno’ e do leão ‘Ageu’. “Com estes animais será necessário um procedimento que levará mais tempo por causa da dificuldade devido ao porte.” explicou o biólogo Clóvis Figueiredo.

Há quase dois meses a Prefeitura da Vitória vem trabalhando para atender todas as exigências da Instrução Normativa 169 do IBAMA, referente ao recinto dos animais. Alguns deles estiveram enjaulados em circos por muitos anos, consequentemente são animais sofridos pelo estresse.

Com os recintos adaptados, os animais são estimulados por biólogos, zootecnistas, veterinários e estagiários a desenvolverem atividades de acordo com suas necessidades.

O projeto de construção do Bio-parque Melo Verçosa está tramitando nos órgãos competentes para implantação do mesmo numa propriedade próxima ao Monte das Tabocas.



Em plena área urbana parque mantém área verde preservada e clima bucólico.

              
Portal da Prefeitura da Vitória de Santo Antão

Nenhum comentário: