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Seis
dias antes de sua inauguração, a Arena de Salvador, que receberá partidas da
Copa do Mundo e da Copa das Confederações, anunciou a venda de seu naming
right. A partir de agora, o estádio irá se chamar Itaipava Arena Fonte Nova,
conforme anúncio realizado em entrevista coletiva nesta segunda-feira na
capital baiana.
Dentre
as novas arenas brasileiras, construídas de olho para os eventos de 2013 e 2014,
o estádio baiano é o primeiro a assinar um contrato de naming rights. Para
isso, o Grupo Petrópolis, companhia que detém a marca ‘Itaipava’ investirá R$
10 milhões por ano, por dez anos, totalizando R$ 100 milhões em investimento.
A
assinatura de contrato também cria mais uma polêmica envolvendo a venda de
bebidas alcoólicas dentro do estádio. O compromisso firmado concede à Itaipava
"o direito de comercialização de seus produtos com exclusividade em todos
os bares e restaurantes do equipamento". No entanto, a patrocinadora de
cerveja da Fifa é outra.
Assim,
nos períodos de Copa do Mundo e Copa das Confederações, o nome não poderá ser
utilizado. Em contrato, a Fifa não permite a publicidade de empresas
concorrentes durante os seus eventos, logo, com vínculo com a Ambev e a
Budweiser, a entidade que gere o futebol deve adotar um ‘apelido’ para o nome
oficial da arena. Proibida pelo Estatudo do Torcedor, a venda de bebidas
alcoólicas foi liberada durante a Copa do Mundo e Copa das Confederações pela Lei
Geral da Copa, sancionada pela presidente Dilma Rousseff.
O
Grupo Petrópolis, que além da Itaipava possui outras cinco marcas de cerveja,
duas de energético e outras duas de vodca, está terminando a construção de uma
fábrica em Alagoinhas, a 108 km de Salvador. Segundo informações da Folha, a
empresa também trabalha para ‘batizar’ a Arena Pernambuco. A inauguração da
Arena Fonte Nova, já com seu novo nome, será realizada no próximo dia 7 de
abril (domingo) e contará com uma cerimônia festiva antes do tradicional
clássico Bahia e Vitória, válido pelo Campeonato Baiano.
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