sábado, 23 de novembro de 2013

Blog do Magno Martins: coluna do sabadão

AS REVIRAVOLTAS JUDICIAIS DE PETROLINA - Eis que a população de Petrolina, no Sertão do São Francisco, foi surpreendida, mais uma vez, por uma decisão judicial: a ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), voltou atrás e acatou, no final da tarde de ontem (22), o agravo regimental movido pelo prefeito cassado, Julio Lossio (PMDB), reconduzindo o gestor ao cargo de chefe do Executivo Municipal até que o pleno do órgão decida, de forma final, sobre a cassação – ou a manutenção – do diploma do peemedebista.

O problema é que quem sofre de verdade com essa indecisão da justiça é a população petrolinense, que desde que essa peleja teve início, pouco tempo depois da divulgação do resultado que garantiu vitória ao peemedebista, é forçada a viver sob o clima de instabilidade política.

A cidade teme pela não continuação dos programas iniciados pela gestão Julio Lossio caso o deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho (PSB) venha a assumir a prefeitura municipal. E não seria de espantar caso a administração socialista decidisse não continuar com os projetos tocados pelo peemedebista, uma vez que os grupos dos dois políticos se estranham como cão e gato.

Apesar de o mal estar na cidade ser de conhecimento geral, a agonia não tem prazo para acabar. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral sequer divulgou uma previsão de quando o pleno vai por em pauta o julgamento do recurso movido pelo atual prefeito contra a ação que pede a cassação do seu diploma.

E como a corda sempre arrebenta no lado mais fraco, cabe à população aguardar as cenas dos próximos capítulos.

REUNIÃO - A cidade de Gravatá, no Agreste do Estado, volta a sediar um encontro entre todos os prefeitos pernambucanos, mas desta vez, os gestores municipais irão se reunir com representantes do Governo Federal. Entre os nomes que virão ao encontro, agendado para o próximo dia 2 de dezembro, no Hotel Canariu’s, as ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Miriam Belchior (Planejamento) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social). Na pauta, orientações sobre programas e ações federais e oportunidades de financiamentos para os municípios.

DE OLHO NO DINHEIRO DO POVO - Em contato com o blog, o prefeito eleito de Água Preta, Armando Souto (PDT), denunciou o descumprimento de uma ordem judicial, por parte do presidente da Câmara de Vereadores, Elias de Alegrette (PTN), que determina como data limite para sua posse o próximo domingo (24). Segundo o pedetista, Alegrette estaria tentando, por trás dos panos, desbloquear a verba a ser utilizada no pagamento dos servidores referente ao mês de novembro e, por isso, tenta adiar a posse para a próxima sexta-feira (29).

EM PROL DA PAZ - Após o acordo firmado entre os candidatos à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores, a tendência é que os diretórios municipais que abrigariam um segundo turno do Processo de Eleição Direta (PED) da legenda no próximo domingo (24) sigam o mesmo caminho e acabem por aceitar a divisão dos mandatos entre os principais concorrentes. A medida pode ser vista como parte de uma solução para o desgaste que a sigla vivencia no estado desde as eleições municipais do ano passado.

QUANDO A ESMOLA É DEMAIS... - A peregrinação quase diária da presidente Dilma Rousseff (PT) por diversos municípios brasileiros, intensificada nas últimas semanas, tem sido fortemente analisada nos bastidores políticos. Enquanto uns elogiam a liberação de verbas federais para obras em mobilidade e infraestrutura, outros questionam o porquê desses investimentos estarem sendo disponibilizados com maior fluência apenas após a saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB) da base aliada do Governo Federal. Estaria a presidente em pré-campanha?

CURTAS

RETALIAÇÃO - O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB) condenou uma suposta invasão de suas bases eleitorais por parte de integrantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB), comandado pelo governador Eduardo Campos. De acordo com o parlamentar, os socialistas trabalham para espremer os espaços do PTB no interior de Pernambuco, atitude que, segundo o trabalhista, pode ser vista como uma retaliação após o PTB ter abandonado a Frente Popular.

COBRANÇA - Cresce a pressão popular para que a Prefeitura do Recife cobre de Vinicius Freitas Cândido o valor a ser empregado pelos cofres municipais na restauração da Ponte d’Uchôa, destruída pelo condutor no último dia 28 de outubro. Símbolo da arquitetura de ferro, a estação veio abaixo após o motorista, provavelmente em alta velocidade, colidir com parte da estrutura de sustentação do equipamento. O laudo que deverá responsabilizar – ou eximir da culpa – o motorista fica pronto no próximo dia 5 de dezembro.


PERGUNTAR NÃO OFENDE: O deputado federal Fernando Filho possui os requisitos mínimos para gerenciar a cidade de Petrolina?

Nenhum comentário: