quarta-feira, 25 de junho de 2014

Coluna da quarta-feira




É melhor contar com Dilma


O candidato do PTB a governador, Armando Monteiro, tem dito, reiteradamente, que esta é a eleição que não pode prevalecer o apadrinhamento. Com isso, quer incutir na população a tese de que não se deve votar num candidato, no caso o socialista Paulo Câmara, apenas por ser abençoado pelo ex-governador Eduardo Campos.

Mas caso a consulta que a presidente estadual do PT, Teresa Leitão, encaminhou à justiça eleitoral sobre o uso da imagem de Dilma na propaganda de tevê de Armando, após o acordo nacional do PTB com Aécio, confirme a proibição, evidentemente que o trabalhista sai no prejuízo.

Mesmo considerando que a figura do andor não deve ter peso preponderante na campanha, Armando com Dilma, Lula e o PT na televisão ganha mais eleitoralmente, porque, segundo pesquisas, Lula é o eleitor mais influente do Estado, estando acima de Eduardo.

E esta eleição tem forte componente para o voto casado, ou seja, o eleitor vincular o seu voto para presidente ao candidato a governador. Não se trata de teorias acadêmicas, está provado em números pelas pesquisas eleitorais.

A não ser que, pela primeira vez, o eleitor faça a separação, ou seja, entenda que Dilma é a melhor para continuar no comando do País, mas no Estado possa votar num governador que não esteja dentro do conjunto das suas forças.

Como Eduardo é um eleitor influente e conseguiu agregar 21 partidos ao palanque de Câmara, além do maior tempo de televisão e a maior chapa proporcional, melhor para Armando é a garantia de que poderá fazer o contraponto a esta força mostrando na televisão que tem o apoio de Dilma e Lula.

A FORÇA DE ACM– Aos poucos, a surpreendente adesão do PTB a Aécio começa a ser desvendada. O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), foi decisivo na guinada do abandonou do barco da reeleição da presidente Dilma. ACM manteve conversas diárias semana passada com o presidente do PTB, Benito Gama. O democrata vai ser uma das estrelas da convenção petebista, na próxima sexta-feira, na Bahia.

Tratamento privilegiado– Na estratégia traçada, ontem, a portas fechadas, o comando da campanha de Paulo Câmara (PSB) a governador só deu ouvidos, entre os candidatos proporcionais, aos deputados Danilo Cabral e Aluízio Lessa, que disputam a reeleição para Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, respectivamente.

Maioria das cadeiras–Os cálculos mais pessimistas da Frente Popular apontam para a eleição de 35 deputados estaduais e 19 federais, sendo uma vaga para o chamado G6, grupo de partidos pequenos que se aliou à Frente em abril, e 18 para o 'chapão' da Frente Popular. Dentre as vagas, cerca de metade devem ser conseguidas pelo PSB, partido que lidera o chapão.

Pau na refinaria- Os custos da Refinaria de Suape entraram na alça de mira do PSDB. Aécio Neves utilizou a sua página pessoal no Facebook para criticar o projeto que está sendo instalado em Pernambuco pela Petrobras. No post, o tucano se refere ao empreendimento como 'uma farra de aditivos'. Segundo ele, os custos cresceram 770% após a realização de 141mudanças no contrato original.

Resposta nas urnas– Na tentativa de tirar votos da presidente Dilma no Nordeste, reduto eleitoral do PT, Eduardo Campos diz que o governo petista viu a seca, a maior dos últimos 50 anos, prejudicar os agricultores familiares 'sem dar uma palavra'. Segundo ele, Dilma não atende às necessidades do Nordeste “e por isso mesmo vai pagar um preço caro nas urnas”.

CURTAS

ASSALTOS– O prefeito de Itapissuma, Cal Volia (PSDB), vai levar ao Governo do Estado um leque de alternativas, sugeridas pela população, para tentar reduzir os índices de assaltos na comunidade de Botafogo, localizada nas imediações da BR-101.

O ANIMADOR- O radialista Anchieta Santos, das rádios Pajeú (Afogados da Ingazeira) e Cidade FM (Tabira), que animou os palanques de Arraes, Jarbas e Eduardo Campos, fechou contrato para se dedicar, a partir de 6 de julho, quando começa a propaganda de rua, à campanha do socialista Paulo Câmara.

Perguntar não ofende: Armando sai prejudicado sem poder expor a imagem de Dilma na tevê?


'A ira do insensato se conhece no mesmo dia, mas o prudente encobre a afronta'. (Provérbios 12-16)
Blog Magno Martins 

Nenhum comentário: