quinta-feira, 26 de junho de 2014

Coluna da quinta-feira



    Sem cair de paraquedas

A maior virtude de um vice é ter a capacidade de não atrapalhar, já dizia Tancredo Neves. Paulo Rubem, escolhido ontem para compor a chapa do candidato a governador pelo PTB, Armando Monteiro, tem um perfil diferenciado, podendo certamente contribuir para o fortalecimento da coligação.

Forjado no sindicalismo, tendo militado por muito tempo no PT com envolvimento nos movimentos sociais, Rubem já foi vereador do Recife, deputado estadual e está no exercício do seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados.

No exercício do mandato parlamentar, desde quando era vereador do Recife, tem se destacado por apresentar projetos relacionados à educação e a defesa do direito da população a uma educação de qualidade.

Como vereador, teve transformado em lei um projeto de sua autoria criando os Conselhos Escolares nas escolas municipais do Recife e elaborou o projeto que institucionalizou as Conferências Municipais de Educação. Também é de sua autoria projeto de criação da eleição direta para Dirigentes Escolares no Recife. Elaborou a lei que regula o convênio da Prefeitura do Recife com as escolas comunitárias.

Tanto como deputado estadual e agora como federal, sempre foi membro titular da Comissão Permanente de Educação e Cultura. No mandato de deputado estadual, apresentou o projeto de lei de renda mínima, que favorecia as famílias que mantivessem os filhos na escola.

Na Câmara Federal, participou da Comissão Especial que analisou a PEC do Fundo da Educação Básica (Fundeb) e da Comissão dos projetos de lei de regulamentação do Fundeb e do que instituiu o piso salarial nacional dos profissionais da educação básica.

Atualmente, além de atuar como membro titular na Comissão de Educação, Rubem é o secretário-geral da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção. Natural do Rio de Janeiro, chegou a Pernambuco aos 17 anos e formou-se em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco em 1976, onde tornou-se professor. É um dos fundadores do PT e da Central Única de Trabalhadores (CUT).

Tem, portanto, história e serviços prestados ao Estado, estando longe de ser um arranjo político e eleitoral, porque teve, nos últimos meses, papel decisivo junto à cúpula nacional do seu partido para tirar a legenda do palanque de Paulo Câmara, que já contava com os minutos do então aliado para ampliar sua propaganda no rádio e na televisão.

CURTA E DURA–O recado de Dilma, ontem, na convenção do PSD, tinha endereço certo, o pré-candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos: 'Quem tem muito o que mostrar não precisa fazer campanha negativa. Quem precisa fazer campanha negativa é quem não tem projeto, quem não tem propostas para o País e quem não tem o que mostrar'.

Lobby misterioso– Em nenhum momento a vereadora Isabela de Roldão teve seu nome cogitado para vice de Armando, conforme a cúpula do PDT confirmou, ontem, com a confirmação de Paulo Rubem, mas lobistas se encarregaram da missão, não se sabe para atender a que tipo de interesses.









Plano B–A alternativa Henrique Meirelles pelo PSD faz parte de um chamado plano B do ex-presidente Lula para tentar a realização de um segundo turno no Estado. Hoje, a reeleição do governador Geraldo Alckmin tem mais de 40% de apoio nas pesquisas de opinião, o que lhe garantiria uma vitória em primeiro turno. Alexandre Padilha patina em 3% nas pesquisas.

Convenção antecipada- O jogo do Brasil contra o Chile, marcado para as 13 horas do próximo sábado, levou o PSB a antecipar a convenção que homologará a chapa Eduardo-Marina para as nove da matina. O clima de expectativa e ansiedade fez, também, que os organizadores do evento decidissem pela instalação de telões para o público presente acompanhar a partida.

Farra na Europa– Em meio a tantos feriados provocados pela Copa, o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), preferiu fazer turismo na Espanha com o dinheiro do contribuinte. E sua assessoria ainda mandou um release que o convite tinha partido do prefeito de Bilbao. Acredite se quiser!



CURTAS



ZONA FRANCA– O deputado Gonzaga Patriota (PSB) assumiu a relatoria do projeto que cria a Zona Franca do Semiárido, que será semelhante à de Manaus, com benefícios fiscais vigorando no prazo de 30 anos. Sediada em Cajazeiras (PB), abrange municípios dos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

COM EDUARDO- Contrário à ida do PSD para o palanque de Dilma, o presidente estadual da legenda, André de Paula, ficou longe da convenção que partido fez, ontem, em Brasília. “Em Pernambuco, o partido está fechado com Eduardo, não tinha o que fazer lá”, disse De Paula.

Perguntar não ofende: O STF agiu certo em negar o pedido de prisão domiciliar para José Genoíno?

'Na verdade o rebelde não busca senão o mal; afinal, um mensageiro cruel será enviado contra ele'. (Provérbios 17-11)

Blog Magno Martins 

Nenhum comentário: