sexta-feira, 4 de julho de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da sexta-feira

DILMA 'LUCRA' COM COPA - Em pesquisa do Datafolha publicada ontem na Folha de São Paulo, o povo brasileiro manifestou ampla satisfação com o sucesso da Copa do Mundo, o que, evidentemente, influenciou na mudança do astral do eleitorado em relação ao processo da sucessão presidencial.

O estudo mostra que a proporção de eleitores favoráveis à Copa no Brasil subiu de 51% para 63% em um mês. O orgulho com a realização do Mundial também saltou de 45% para 60%. Entre os entrevistados, 76% condenaram os torcedores que xingaram a presidente no jogo de estreia da Copa, em São Paulo.

Mesmo entre os eleitores de Aécio e Campos, a reprovação foi majoritária: 69% e 72%, respectivamente. Em consequência, as intenções de voto em Dilma avançaram de 34% para 38% e a aprovação do governo variou positivamente, de 33% para 35%. No mesmo intervalo, o candidato do PSDB, Aécio Neves, oscilou de 19% para 20%.

Já o candidato do PSB, Eduardo Campos variou de 7% para 9%, deixando assim a posição de empate técnico com o candidato Pastor Everaldo Pereira (PSC), estacionado em 4%. O fator Copa também influenciou na economia, em relação à expectativa de inflação (recuo de 64% para 58%), desemprego (de 48% para 43%) e poder de compra do salário (avanço de 27% para 32% dos que esperam melhoria).

Atualmente, 30% acham que a economia do país irá melhorar, frente a 26% em julho. E 48% estão otimistas com a própria situação econômica – contra 42% há um mês. Os números levantaram o astral de Dilma e provocaram euforia entre os dirigentes petistas, que acreditam que o sucesso do Mundial, independentemente de o Brasil ser campeão, trarão reflexo positivos nas urnas, garantindo a reeleição da presidente.

É arriscado, entretanto, apostar cegamente nessa direção, até porque quando Lula se elegeu pela primeira vez, no campo da oposição, o Brasil foi campeão mundial, o que, teoricamente, teria beneficiado o candidato apoiado por Fernando Henrique, que estava no poder, e não a oposição.

TEMPO PERDIDO – Um ex-prefeito da Zona da Mata torceu o nariz, ontem, quando perguntaram sobre os resultados práticos da reunião de ex-prefeitos e vice-prefeitos com o candidato do PSB, Paulo Câmara, quinta-feira passada, no Recife. Disse que saiu insatisfeito porque teve sua palavra ignorada. “Não participo mais. Quando quiserem algo comigo que me procurem no meu município. Não venho mais aqui perder meu tempo”, desabafou.

SAI FEDERAL – A assessoria do ex-prefeito Marinaldo Rosendo, o PSB e ele próprio cuidaram de desmentir, ontem, as notícias de que não seria candidato a deputado federal nem tampouco a sua irmã Balazinha, esta filiada ao PDT. Até entrevista coletiva convocaram para hoje.

ZONA FRANCA – Relator do projeto de criação da Zona Franca de Manaus, o deputado Gonzaga Patriota e o presidente da comissão especial, Hugo Mota (PMDB-PB), marcaram duas audiências públicas para envolver a sociedade em defesa da causa: na segunda-feira em Juazeiro (CE) e na terça em Serra Talhada. Pela proposta, quem investir na área terá 30 anos de isenção fiscal.

ORELHA ARDENDO – Antes de assinar a ordem de serviço para construção de uma barragem em Belo Jardim, o governador João Lyra Neto papeou, ontem, por mais de duas horas com o senador Jarbas Vasconcelos, a quem recebeu em almoço no Palácio das Princesas. O que trataram do processo eleitoral a sós só Deus sabe!

FORA DA DISPUTA – Rompido com o prefeito Luciano Duque (PT), eleito com o seu apoio, o ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PSB), faz mistério quanto ao registro da sua candidatura a deputado estadual, mas ninguém no município, nem mesmo seus aliados, acredita que leve o projeto até o fim, em razão de processos em que concorreria sub judice.


CURTAS

SEM VOTAR – Pelo menos 190 mil eleitores em Pernambuco não fizeram a biometria e estão, portanto, impedidos de votar nas eleições de outubro, mas o TRE não acredita tratar-se de eleitores fantasmas, mas de transferências para outros Estados.

UM TURNO – Já em Caruaru, que a princípio teria segundo turno nas eleições de 2016, porque teria passado de 200 mil eleitores, o que se constatou, ao final da biometria, é o que eleitorado chegou a 187 mil, abaixo do número que obriga o pleito em dois turnos.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: O sucesso da Copa está blindando Dilma?

'Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão'. (Provérbios 17-14)

Nenhum comentário: