quarta-feira, 9 de julho de 2014

RHP realizará ação preventiva no Dia Nacional de Combate a Doença Vascular Periférica

Com o intuito de prevenir e tratar a doença, campanha do RHP irá prestigiar a população com ações preventivas no Parque da Jaqueira

A doença vascular periférica pode se manifestar de duas formas: arterial ou venosa. A primeira afeta os vasos que levam o sangue do coração para os órgãos e tecidos. Na forma venosa, a doença acomete os vasos que conduzem o sangue de volta ao coração.

A causa mais comum da doença arterial periférica é a aterosclerose, onde há deposição de gordura na parede dos vasos, podendo levar à obstrução, o que dificulta a passagem de sangue para os músculos e pele dos membros, assim, prejudicando a oxigenação e a realização de suas funções. Mulheres e homens têm o mesmo risco de apresentar a doença e devem ficar atentos caso tenham indícios dos sintomas, como dores nas pernas, cãibras e formação de feridas nos membros inferiores. Fumantes e diabéticos tem de 3 a 4 vezes mais chances de desencadear o problema.

A doença venosa periférica apresenta-se principalmente como trombose venosa profunda e consiste na formação de coágulos nas veias profundas das pernas. A partir destes coágulos, podem se desprender fragmentos e obstruir vasos em outros locais do corpo, como pulmões, gerando doenças graves, como a embolia pulmonar, por exemplo. A trombose ocorre principalmente em pessoas que estão hospitalizadas e imobilizadas muito tempo, mas também pode ocorrer em pessoas aparentemente saudáveis.

Pensando em alertar a população sobre a doença, a equipe do RIVER - Real Instituto de Cirurgia Vascular e Endovascular do Recife, junto à equipe do Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda do Hospital Português, irá fazer uma ação no Dia Nacional de Combate à Doença Vascular Periférica (14 de julho). Coordenado pelo cirurgião vascular Sílvio Romero, o evento acontece das 7h às 11h, no Parque da Jaqueira, onde serão oferecidos atendimento médico vascular, avaliação e exames físicos.

A situação do paciente será medida por cartões verdes, amarelos e vermelhos. O verde simboliza a ausência de qualquer indício de doença vascular, o amarelo significa risco de doença vascular e o vermelho é a constatação da presença de doença vascular. Quando detectadas alterações circulatórias, os pacientes serão orientados aos serviços especializados.


Divulgação 

Nenhum comentário: