quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da quarta-feira

A ENTREVISTA DE AÉCIO - Foi mais dura do que o previsto a primeira entrevista com um presidenciável na bancada do Jornal Nacional, da Rede Globo.

Diante do tucano Aécio Neves, os apresentadores William Bonner e Patrícia Poeta optaram por abordar temas delicados para o candidato, como a construção do aeroporto de Cláudio, em Minas, ao lado de fazenda da família do ex-governador, e até o apoio que ele vem recebendo o ex-governador Eduardo Azeredo.

Patrícia lembrou que o tucano é acusado de ser o pivô do chamado mensalão tucano. No início dos quinze minutos de perguntas e respostas, Bonner quis saber se Aécio está disposto a fazer reajustes em tarifas públicas.

Aécio respondeu que a economia brasileira vive uma crise de confiança, mas Bonner retrucou que considerava que a questão não fora respondida.

O tucano, então, afirmou que “haverá realinhamento de preços” quando sua equipe econômica julgar necessário, sem se comprometer com as chamadas “medidas amargas” no início da gestão. “Eu prometo uma gestão que resgate a ética e a moral pública, com eficiência de governo”, disse o candidato do PSDB.

O tema da construção do aeroporto de Cláudio ocupou cerca de um quarto de todo o tempo da entrevista. Não era bem o que Aécio esperava.

Pelo menos três questões sobre o assunto foram dirigidas a ele por William Bonner, sendo a última a mais direta: O que vale mais, candidato, uma fazenda com um aeroporto ao lado ou sem um aeroporto ao lado?

Aécio respondeu que a propriedade está no patrimônio de sua família há 150 anos. Com 30 alqueires, segundo ele, “é um sítio”. Ele afirmou que fez o aeroporto para dinamizar a economia regional. Sobre Azeredo, rebateu: “Você disse bem, ele me apoia”, sem se comprometer com o passado político do ex-governador.

DESENCANTO – O desencanto do eleitor com a classe política é muito grande. Especialistas em eleições estão impressionados com as pesquisas mostrando que o cansaço é generalizado. Há marqueteiros que avaliam que esse desânimo levará a uma ampliação do número de eleitores que optará pelo voto em branco ou nulo, e pela abstenção. No Sul e Sudeste a incidência é muito maior que no Nordeste.

DE PIRES NAS MÃOS – O caixa dos candidatos anda raspado, faltando 55 dias para as eleições. A gritaria é geral. Não escapa ninguém, pega os majoritários e principalmente os proporcionais. E o mais grave é que não tem ninguém achando que o cenário vai mudar, nem mesmo na reta final, a partir de setembro.

CAINDO FORA – O pernambucano José Jorge, ministro do TCU, sinaliza que vai recuar do pedido de bloqueio de bens da presidente da Petrobras, Graça Foster. Relator do processo que analisa a compra da refinaria de Pasadena, ele justifica mudança por ela ter participado apenas da tomada de uma decisão secundaria, que provocou uma pequena parcela de US$ 92,3 milhões do prejuízo total de US$ 792,3 milhões à estatal.

OLHO NO NORDESTE – Enquanto o tucano Aécio Neves cumpre agenda em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) no próximo domingo, a presidente Dilma deve aterrissar em Cabrobó apenas para fazer imagens de campanha no canal de transposição do São Francisco, obra que sofreu duros ataques do candidato do PSB, Eduardo Campos, em sabatina no G-1.

DIVIDINDO OS LOUROS – Não é só a presidente Dilma que usará a Transposição do São Francisco como ferramenta eleitoral. O candidato a senador pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho, também. Ele já gravou no canteiro de obras dando o enfoque de que, quando ministro da Integração, acelerou as obras que vinham devagar, quase parando.

CURTAS

RELATOR – O deputado Sílvio Costa Filho, da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, foi o relator do projeto de lei que criou o Código de Processamento em matéria processual no Estado, de autoria de Rodrigo Novaes (PSD).

PRESIDÊNCIA  - O corretor de imóveis Airton Cabral assumiu a presidência municipal do PHS em Gravatá e está engajado fortemente na campanha de Paulo Câmara para governador e Fernando Bezerra senador.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: William Bonner e Patrícia Poeta também serão duros hoje com Dilma?


'Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto'. (Provérbios 27-5)

Nenhum comentário: