sábado, 23 de agosto de 2014

Do blog do Magno Martins Coluna do sabadão

A MAÇÃ SEM VENENO - Em “A Maçã Envenenada”, o escritor Michel Laub trabalha os temas de morte e sobrevivência quando era fã de Nirvana e foi impactado pelo suicídio do líder da banda, Kurt Cobain. Nesta parte da narrativa o narrador descreve sua relação com sua primeira namorada, Valéria, a banda cover que eles tiveram do Nirvana, o show da idolatrada banda em São Paulo e o impasse que o narrador viveu sobre abandonar ou não o serviço militar que prestava para ir ao show.

Ao tomar conhecimento da primeira crise no PSB com a candidatura de Marina Silva, o advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, morto num acidente aéreo, sentenciou: “Os nossos adversários eleitorais querem inocular e estimular uma doença no PSB: o jogo da maçã envenenada. O PSB deve, neste momento, fortalecer a liderança de Beto Albuquerque e o apoio a Marina Silva”.

Parodiando Michel Laub, quando alguém come uma maçã com veneno vai se matando por dentro. O PSB, segundo Campos, não pode viver agora um processo autofágico, se destruindo internamente, a ponto de transformar Marina num veneno mortal.

“A tendência no PSB é acalmar a sua tropa, porque vamos enfrentar uma guerra sem as mesmas armas dos poderosos, desigual, com pouco tempo de televisão”, acrescenta o advogado.

O que ocorreu no PSB com a saída do secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira, do comando da campanha de Marina já está superado e igualmente digerido, na opinião de Campos, sendo, assim, um fato isolado sem grandes consequências. “Agora, é tocar a bola e fazer de Marina presidente do Brasil”, afirmou.

SALVAÇÃO – A cúpula do PSB fechou com Marina para salvar os candidatos aos governos estaduais e ao Congresso. Reunidos em São Paulo, concluíram que sem Marina viria o fracasso nas urnas. A situação eleitoral já deixava a desejar. Os socialistas não lideram nos quatro estados que governam e apenas três de seus nomes para o Senado são viáveis. Sem Eduardo, Marina virou a salvação da lavoura.

EMOÇÃO PARA O GUIA – Na primeira caminhada de rua no País, hoje em Casa Amarela, e no ato previsto para o clube Internacional, Marina Silva e Beto Albuquerque, seu vice, farão várias manifestações de carinho em homenagem ao ex-governador Eduardo Campos. Tudo para gravação de cenas para o guia eleitoral com forte carga de emoção.

DÁ PARA BANCAR? – O tema mais delicado nas tratativas do PSB para assumir Marina foi o das finanças, relata Ilimar Franco, de Brasília. Segundo ele, a campanha do partido tem orçamento elevado para seu porte. Toda ela foi montada tendo Eduardo Campos como fiador. O partido não sabe se serão mantidos os acertos dos doadores com o ex-governador pernambucano.

BASE MENOR – Um dos coordenadores do programa de governo do PSB, convocado pessoalmente pelo ex-governador Eduardo Campos, o ex-deputado Maurício Rands responde às críticas à falta de apoio político a Marina: “Vamos ter uma base menor, e a maioria virá em função do tema”. Rands diz que não terá dificuldades de relação com o novo comando de Marina.

BRIGA BOA – O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, está no páreo para suceder Eduardo Campos na presidência nacional do PSB no lugar do ex-ministro Roberto Amaral, mas a briga só acontece depois das eleições. Tudo vai depender do resultado da eleição e o certo é que Amaral, birrento como é, não deixará tão fácil o comando socialista cair no colo do prefeito.

CURTAS

PROTESTO – A população do distrito de São Domingos, o maior de Brejo da Madre de Deus, no Agreste Setentrional, foi às ruas, ontem, protestar contra o afastamento do prefeito Roberto Asfora (PSDB) em voto monocrático do ministro José Otávio Noronha. O prefeito já recorreu com um agravo regimental.

PESQUISAS – Na semana que vem duas pesquisas sobre intenção de voto para governador em Pernambuco serão divulgadas, uma do Ibope na quarta-feira e outra pelo Instituto Maurício Nassau, no domingo, no Jornal do Commercio. Devem medir o impacto da morte de Eduardo na sucessão estadual.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Teremos em Pernambuco um embate de Lula com Marina também na eleição estadual?


'Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça'. (Provérbios 8-15)

Nenhum comentário: