sábado, 9 de agosto de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna do sabadão

REJEIÇÃO NAS ESTRELAS - A pesquisa presidencial do Ibope, ontem, apontou um quadro estável. Dilma mantém a liderança com 38%, Aécio vem em seguida com 23% e Eduardo aparece com 9%.

O cenário de segundo turno ainda é duvidoso, mas um dado chama atenção: Dilma não consegue reduzir a sua taxa de rejeição, que é a maior de todos os candidatos, quase o patamar daqueles que se manifestam pela sua reeleição: 36%.

Com uma rejeição estratosférica dessas é muito provável que haja um segundo turno. Aliás, uma tendência histórica, porque o PT nunca ganhou eleição presidencial no primeiro turno. Até com Lula, houve segundo turno, tanto na primeira vez em que ganhou em 2002 quanto na reeleição, em 2006.

Para reduzir uma taxa alta de rejeição assim, a presidente naturalmente optará na propaganda eleitoral para mostrar as ações do seu governo em que a mídia, mesma com tamanha propagação, não foi capaz de chegar até ao segmento que desaprova o seu governo ou que se nega a votar nela, mais uma vez.

Os adversários da candidata líder das pesquisas já sabem, também, por onde atacar no guia eleitoral: a temeridade do eleitor. Entre os que estão na corrida presidencial o que atravessa a zona mais confortável em termos de rejeição é o socialista Eduardo Campos, com apenas 9%, enquanto o tucano Aécio Neves tem a metade de Dilma – 16%.

Candidato com baixa taxa de rejeição tem, portanto, mais capacidade para crescer ao longo da campanha na televisão e no rádio, fase em que a população é obrigada a se envolver no processo, mesmo não querendo, porque as inserções comerciais de 30 segundos, as mais importantes, são veiculadas em toda a grade televisiva, inclusive no horário de maior ibope, a novela das oito.

BATEU DURO – Ao discursar, anteontem, em evento de campanha com as principais centrais sindicais do País em São Paulo, a presidente Dilma partiu para a ofensiva contra o tucano Aécio Neves, com quem polariza o debate da governança. “Nós aproveitamos o nosso período de governo com Lula e pagamos o FMI. Eles elevaram a inflação à estratosfera, antes de entregar o governo para nós. Eles levaram o Brasil ao desemprego e ao arrocho salarial”, afirmou.

CORREÇÃO EM TEMPO – Eduardo corrigiu uma derrapada coloquial de um assessor durante um debate em São Paulo quando disse que ele aumentaria os preços dos combustíveis tão logo tomasse posse. Quem falou do aumento do preço da gasolina foi o ministro Guido Mantega (Fazenda). O que tenho dito é que a presidente Dilma tem guardado dentro da gaveta dois aumentos para depois da eleição: energia e combustível', afirmou

CAIXA VAZIO – A posição do STF contrária à doação por pessoa jurídica tornou os empresários refratários à contribuição eleitoral. Esta é a leitura dos deputados que concorrem à reeleição. O relatório do ministro Luiz Fux ainda não foi aprovado, mas já tem maioria no Supremo. Os candidatos se queixam: a regra não mudou, mas contaminou a que está em vigor.

SEM EFEITO – A pesquisa do Ibope aponta, também, no plano presidencial, que a forte artilharia da mídia nos últimos dias em cima do candidato do PSDB, Aécio Neves, no foco de aeroportos construídos em terras de parentes em Minas durante o seu governo, não fez o efeito desejado pelo Planalto: o tucano ainda cresceu um ponto, de 22% para 23%.

FICHA SUJA
O ex-prefeito de Gravatá, o coronel Joaquim Neto (PSDB), foi condenado em um novo processo por improbidade administrativa em decisão do juiz federal substituto da 5ª Vara, Felipe Mota Pimentel de Oliveira. Ficou com seus direitos políticos suspensos por três anos, sendo enquadrado ainda na lei da Ficha Suja.


 CURTAS

PONTE – Maior distrito de Timbaúba, São José do Livramento está quase ilhado da cidade devido ao péssimo acesso, com a ponte Paulo Genésio ameaçada de desabar a qualquer instante, gerando um clima de medo e apreensão.

RESPOSTA – O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, nega que a primeira dama tenha feito alguma festa custeada com recursos públicos. “Gravaram clandestinamente uma reunião interna da bancada, mas o vereador não tem credibilidade para fazer qualquer denúncia, porque já usou diárias em passeios de lanchas”, disse.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Dilma reverte a linha altíssima de rejeição com o guia?


'Porque melhor é que te digam: Sobe aqui; do que seres humilhado diante do príncipe que os teus olhos já viram'. (Provérbios 25-7)

Nenhum comentário: