sábado, 18 de outubro de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna do sabadão

O MELHOR DEBATE: Em razão do programa Frente a Frente, que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, não consegui acompanhar ao vivo o segundo debate entre Dilma e Aécio, quinta-feira passada, no SBT. Mas pelo que li, pegou fogo com troca de agressões, tom foi semelhante ao do debate anterior, na última terça-feira, em que ambos se atacaram mutuamente.

Aécio disse em várias passagens que Dilma 'mente' e que a campanha dela produz ofensas contra os adversários. 'Quem mente é o senhor', respondeu a presidente, candidata à reeleição, que após o debate sentiu um mal-estar e teve de interromper uma entrevista.

Em um dos momentos mais tensos, os candidatos trocaram acusações devido ao emprego de irmãos no serviço público. Dilma questionou o fato de a irmã de Aécio, Andreia, ter atuado no Governo de Minas Gerais na época em que ele foi governador. 'Ela era responsável pela gestão das verbas em todas as questões relativas a propaganda', afirmou a petista.

Aécio reagiu dizendo que a irmã assumiu o serviço de voluntariado de Minas Gerais, trabalhando sem remuneração, e fez referência ao irmão de Dilma, Igor Rousseff. 'A senhora conhece o sr. Igor Rousseff?

Seu irmão foi nomeado pelo prefeito Fernando Pimentel [do PT, que governou Belo Horizonte entre 2002 e 2009] e nunca apareceu para trabalhar. A diferença é que a minha irmã trabalha muito e não recebe nada. O seu irmão recebe e não trabalha', respondeu o tucano.

Aécio disse que é candidato 'para encerrar um ciclo de governo que fracassou'. Afirmou que a educação e a saúde pioraram e que o Brasil é um 'cemitério de obras inacabadas'.

Dilma devolveu afirmando que é candidata de um projeto contra a 'exclusão', referindo-se aos governos do PSDB. 'Faço parte de um projeto que construiu as bases para um Brasil moderno, mais inclusivo, mais produtivo', declarou.

No debate, os dois voltaram a discutir sobre corrupção na Petrobras. Na primeira pergunta que formulou, Aécio Neves mencionou uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) e apontou irregularidades de R$ 18 bilhões na construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Dilma afirmou que a diferença entre os dois é que ela manda investigar. 'Onde estão os corruptos da compra de votos para a reeleição, do metrô de São Paulo, do Sivam, da privataria tucana? Todos soltos', disse, em referência a casos que envolveram integrantes do PSDB.

Aécio reagiu: 'Onde estão os corruptos do seu partido? Estão presos', disse, em referência a petistas condenados no julgamento do mensalão. Ele disse que falava de denúncias 'de agora'. 'Não é possível que a senhora não se sinta responsável. Ou foi conivente ou incompetente', declarou.

A petista citou denúncia de que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, em depoimento ao Ministério Público, teria afirmado que deu propina ao ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra – que já morreu – para esvaziar uma Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a Petrobras em 2009.

 Na resposta, Aécio disse que, pela primeira, vez a presidente reconheceu denúncias de Paulo Roberto Costa, que fez acordo de delação premiada e, em troca de prisão domiciliar, passou a colaborar com a Justiça nas investigações sobre corrupção na Petrobras.

'Se a Sra. não tem receio, por que seu partido impediu que o sr. Vaccari fosse à CPI”, disse Aécio, referindo-se ao tesoureiro do PT, que, segundo depoimentos de Costa, também se beneficiou de propinas de contratos na estatal.

Dilma declarou que Aécio tem 'dois pesos e duas medidas' e prometeu que investigará 'sem constrangimento tudo e todos'. O tucano também defendeu a investigação de 'todos' e criticou o que chamou de tentativa do Planalto de impedir o funcionamento da CPI da Petrobras.

Há quem diga que o debate não teve propostas e que por isso mesmo não agradou, mas o grosso do eleitorado brasileiro aprova o tom do enfrentamento, o cara a cara, a chamada lavagem de roupa suja, porque passa a tomar conhecimento de bastidores que nunca imaginou serem tão podres ou contundentes. Foi, sem dúvida, o melhor debate até agora.

CHILIQUE – Dilma Rousseff sentiu mal-estar após participar de debate e, no momento em que concedia entrevista, pediu para sentar-se por ter tido queda de pressão. Ela relatou à jornalista que a entrevistava que não estava se sentindo bem. Segundo assessores, a presidente se alimentou mal ao longo do dia e não precisou se dirigir a um hospital na capital paulista.

VAI PEGAR FOGO! – Não se assuste com a quentura da campanha presidencial. O caldo vai engrossar mais ainda nos programas e nas inserções comerciais na TV e no rádio, a partir do acalorado debate no SBT. Pancadaria não é coisa nossa, existe no mundo inteiro quando os candidatos estão em empate técnico. Nos EUA, Barack Obama foi acusado até de não ser americano.

ENFIM, A CAMPANHA– Até ontem, com a exceção da passagem de Aécio pelo Recife e Sirinhaém, não havia nenhum sinal de campanha presidencial de segundo turno no Estado. Nas ruas da capital, as duas militâncias já botaram a cara em panfletagem. O governador eleito Paulo Câmara (PSB) foi a até Petrolina fazer uma carreata e terça Dilma estará no Recife e Goiana.

SEM PROJETO – O PSB não tem mais projeto de poder, relata de Brasília o colunista Ilimar Franco. Segundo ele, os socialistas, com a morte de Eduardo Campos, ficaram sem um líder que incorpore esse papel. Mas já há um debate no partido caso o tucano Aécio Neves vença as eleições. Alguns dirigentes querem que a legenda fique independente, mas outros defendem integrar o Ministério do tucano.

SETENTÃO PRESTIGIADO– Remanescente do grupo histórico do ex-governador Miguel Arraes, o velho e respeitado militante socialista Adilson Gomes mostrou quanto é querido na sua festa dos 70 anos, anteontem. Muitos amigos e lideranças da Frente Popular fizeram questão de dar um pulinho no convescote para abraça-lo. 

CURTAS

EM GRAVATÁ– O jornalista Cláudio Castanha, que há muito tempo fixou residência em Gravatá, pilotando um blog de muito sucesso, aceitou o desafio e assumiu, ontem, a Secretaria de Comunicação do prefeito Bruno Martiniano (PTB). Sucesso ao companheiro!

PREPARAÇÃO – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Fausto Campos, fez questão de acompanhar a sua equipe pelo Sertão nos últimos preparativos das urnas eletrônicas para o segundo turno da eleição presidencial. Esteve em Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Por que o TSE proibiu os ataques na propaganda eleitoral?


'Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles'. (Provérbios 24-1)

Nenhum comentário: