segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Corregedoria investiga fuga em massa da Funase de Vitória de Santo Antão

Reprodução/TV Jornal
A corregedoria da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Funase) abriu uma sindicância para apurar a fuga de 31 internos da unidade em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco, na última sexta-feira (26). Do total, a polícia conseguiu capturar 19 menores após diligências na área rural e urbana. Os adolescentes foram levados para a delegacia do município.

Parte dos internos fugiram por um buraco na parede, que foi fechado por cimento. A outra parte pulou um muro de quatro metros de altura. Para facilitar a fuga, eles amarraram lençóis em um cabo de vassoura e quebraram uma das câmeras de monitoramento instalada na estrutura. Na tentativa de se livrar da apreensão, alguns ficaram feridos.

De acordo com o tenente da Polícia Militar (PM) que coordenou as apreensões, a redução do número de agentes penitenciários em função da escala de Natal facilitou a fuga dos adolescentes. A população de Vitória e os moradores vizinhos à Funase estão assustados. De acordo com eles, a insegurança aumentou após a instalação da unidade em novembro do ano passado.

Na confusão, durante a fuga dos internos, foi espancado por um grupo rival. Ele está internado no Hospital da Restauração (HR) no Derby, área central do Recife, e não corre risco de morte. A Funase tem capacidade para 72 internos e, atualmente, possui 52 adolescentes. Durante a reportagem, nenhum segurança foi encontrado nas guaritas.

Nenhum comentário: