quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Fundação Bill Gates deve investir R$ 10 milhões em pesquisas científicas no Brasil

Último investimento da fundação foi ano passado, em um projeto de pesquisa do Imip 

A Fundação Bill e Melinda Gates, comandada pelo fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, divulgou nesta terça-feira (9) em Pernambuco um grande investimento para as pesquisas científicas no país. 

A fundação deve investir R$ 10 milhões em projetos sobre a saúde materno-infantil, principalmente ligados a identificar obstáculos no desenvolvimento das crianças. Qualquer instituição pública ou privada, e até profissionais, podem concorrer a verba por meio de edital, publicado no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq).

A consultora da Fundação no Brasil, Maria Paolo de Salvo, ressaltou que é importante as soluções apresentadas sejam realmente inovadoras e que nunca tenham sido implementadas no país e que tenham potencial de gerar impacto e girar um produto em escala. "É sempre importante ressaltar isso nas quatro páginas que a pessoa interessada vai precisar enviar ao CNPq até o dia 13 de janeiro", salientou Maria, "Não só mestres e doutores poderão enviar projetos, mas estudantes também, desde que tenham uma instituição ou laboratório por trás apoiando o projeto", destacou Maria Paolo. 

O último investimento da Fundação Bill e Melinda Gates foi ano passado, em um projeto de pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). De acordo com João Guilherme Alves, o superintendente de pesquisa, ensino e extensão do Imip, o dinheiro foi importante para diminuir o número de partos prematuros em Pernambuco.

As inscrições para o concurso podem ser feitas até o dia 13 de janeiro. O edital está no site: www.cnpq.br.

Da Rádio Jornal

Nenhum comentário: