quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O exame de toque, sem preconceito e sem mistério

O exame de toque gera muito desconforto em alguns homens. Por uma questão cultural, há a crença de que isso afetaria a masculinidade deles. 
As consequências desse preconceito enraizado são sérias, fazendo com que muitos homens deixem de cuidar de sua saúde, não fazendo o exame.



CÂNCER DE PRÓSTATA
Este é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens e o mais frequente nos que já passaram dos 50 anos. A boa notícia é que ele tem cura, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para que os homens se previnam da doença e não sejam vítimas dela.

O ideal é que o homem tenha consciência de que o diagnóstico antecipado é a melhor maneira de evitar futuras complicações, antes mesmo de perceber os primeiros sintomas do câncer, até porque no estágio inicial ele raramente apresenta sinais. Quando o câncer de próstata é diagnosticado e tratado no início, a chance de cura pode ser de até 90% dos casos.

O exame de toque deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos de idade para quem tem algum caso na família. Nos demais deve ser feito a partir dos 45 anos.

COMO É FEITO O EXAME
O exame de toque retal dura no máximo 15 segundos e é indolor. O médico urologista introduz o dedo indicador, protegido com o uso de uma luva cirúrgica, no ânus do paciente para tocar a parte anterior do reto – final do intestino, onde está a próstata, logo abaixo da bexiga.

A glândula normal costuma ter o tamanho de uma azeitona. Se o médico perceber um aumento, endurecimento ou nódulos na glândula pode recomendar outros exames (de sangue e ultrassom) para investigar se a alteração é um tumor ou não.

Muitos homens optam por não fazer o exame de toque, apenas o PSA (exame de sangue), mas ele não consegue detectar o câncer em estágio inicial, apenas se ele estiver mais avançado. Isso porque o PSA não é específico para detectar o câncer e, sim, o tamanho da próstata, que pode aumentar por diversos motivos como relações sexuais ou inflamação.

Então, se você não quer ser vítima dessa doença, marque sua consulta com um urologista e faça o exame de toque frequentemente. São apenas alguns segundos que podem salvar sua vida e evitar um sofrimento ainda maior.

Blog Andrologia

Nenhum comentário: