sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Do blog do Magno Martins: Coluna da sexta-feira

OPOSIÇÃO COM UCHOA - Se lançar um candidato próprio à Presidência da Assembleia Legislativa amparando-se na tese da proporcionalidade, o PSB levará o bloco da oposição, hoje formado por 13 parlamentares, a votar em peso no presidente Guilherme Uchoa (PDT), em campanha para emplacar o quinto mandato no comando da Casa.

Hoje, mesmo com o PSB disputando em faixa própria, Uchoa teria entre 30 a 32 votos entre os 49 deputados, segundo avaliam parlamentares da oposição. Numa conversa com jornalistas pernambucanos em Brasília, após receber o cargo de ministro de Desenvolvimento do antecessor Mauro Borges, Armando mandou um recado para sua bancada.

O PTB, partido que controla no Estado, tem seis deputados, a maior bancada de oposição. “Espero que a bancada tenha juízo”, alertou Armando. Para um bom entendedor, o ministro quis dizer que o voto mais ajuizado é pela reeleição de Uchoa, mesmo tendo no passado divergido dele por não concordar com a tese da reeleição.

O voto da oposição em Uchoa representa, na prática, um posicionamento contra a hegemonia do PSB, que detém o Governo do Estado, o controle da Prefeitura do Recife e da presidência da Câmara de Vereadores da capital. “Não queremos o PSB também mandando na Assembleia”, diz o líder da oposição, Silvio Costa Filho.

Reunida na última segunda-feira, a bancada do PSB, que tem 15 deputados na Casa, fechou questão em cima da tese da proporcionalidade, sustentada na defesa de que o cargo de presidente deve ser ocupado pelo partido majoritário no Legislativo. Entre os nomes que se falam para entrar na disputa está o de Waldemar Borges.

Não é um candidato que detenha sequer a simpatia da sua própria bancada e por isso mesmo considerado frágil numa disputa com Uchoa. Quando líder do Governo Eduardo na Casa, Borges atuou de sapato alto, não construiu um lastro que viesse a lhe dar sustentação para uma disputa tão difícil.

Assim, para os oposicionistas, se o governador Paulo Câmara avalizar a candidatura de Borges, jogando Uchoa na jaula dos leões, cometerá um erro político estratégico: não conseguirá derrotar o atual presidente nem tampouco ficará como padrinho da sua vitória, dada como certa. 

REAPROXIMAÇÃO – O senador eleito Fernando Bezerra Coelho (PSB) deu sinais de que busca uma reaproximação com o Planalto ao procurar, ontem, em Brasília, ministros empossados. Além do pernambucano Armando Monteiro (Desenvolvimento), com quem esteve na solenidade de transmissão do cargo, visitou Gilberto Kassab, da pasta de Cidades, fazendo questão de posar para fotos e enviar à mídia.

NO COMANDO SOCIALISTA – Na condição de vice-presidente nacional do PSB, o governador Paulo Câmara assume a presidência do partido, interinamente, por 15 dias, a partir da próxima semana, com as férias do presidente Carlos Siqueira, de malas prontas para curtir o friozinho da Europa.

JANELA GOVERNISTA – O ministro Gilberto Kassab vai usar o poder do Ministério das Cidades para fazer do PSD o terceiro partido da Câmara dos Deputados. O primeiro passo será criar o PL, pescando deputados nas bancadas de PSDB e PSB. O segundo será incorporar a nova sigla a seu PSD. Tem deputado governista do PSB que vai cair na rede.

SALTO NA EDUCAÇÃO – O ministro da Educação, Cid Gomes, desembarca hoje no Estado para conhecer a experiência do Governo na política do ensino médio nas escolas em tempo integral. Tem conversas ainda com o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio, devendo visitar também a Universidade Federal e o Instituto Federal.

NA INICIATIVA PRIVADA – Eduardista histórico e de carteirinha, o presidente da Ceasa, Romero Pontual, encerra um ciclo de oito anos à frente da Ceasa, empresa que modernizou e a deixou mais competitiva. Bom camarada, Pontual passará a se dedicar à iniciativa privada e como bom executivo certamente será muito bem-sucedido.



CURTAS

PINDAÍBA – Uma péssima notícia para os prefeitos: a primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que será depositada hoje, chega com um corte de 35% em relação ao mesmo período do ano passado. E vem mais cortes por ai!

O SUCESSOR – Com a ida de Armando para o Ministério do Desenvolvimento, o comando do PTB no Estado, a partir de agora, será do deputado federal José Chaves, que não quis disputar à reeleição.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Quando o governador define o comando da ilha de Fernando de Noronha?


'Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza'. (Provérbios 8-14)

Nenhum comentário: