quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Jaqueta inteligente ajuda ciclista a sinalizar curvas durante pedalada

Foto: Gustavo Petró/G1
Jaqueta inteligente para ciclistas tem sistema que imita setas de direção de automóveis 

Embora o aumento das ciclovias tenha facilitado o uso das bicicletas como meio de transporte, ainda é arriscado andar de bike durante a noite, já que muitas vezes é difícil para o motorista enxergar o ciclista. A jaqueta inteligente Visijax, apresentada na CES 2015, ajuda nesse sentido, usando 23 luzes de LED de alta intensidade para fazer o ciclista ser avistado à distância.

A jaqueta, que é à prova d'água e feita com um material que ajuda o corpo a respirar, é inteligente. As luzes ficam acessas na frente e atrás da roupa, com um LED vermelho piscando para alertar quem vem atrás. O grande diferencial, no entanto, aparece quando o ciclista precisa mudar de direção. Ao levantar um dos braços para indicar o lado em que a curva será feita, a jaqueta acende luzes laranjas na mesma direção – como as setas de um automóvel. Elas ficam acesas por mais alguns segundos mesmo com o braço abaixado, para acompanhar a execução da curva.

Controles dentro da jaqueta permitem criar padrões de luzes, que podem piscar mais rápido, por exemplo. Há uma pequena bateria que mantém os LEDs acessos por até 30 horas. O recarregamento é feiro por uma porta USB. Nos EUA, a Visijax é vendida por US$ 120.

Do G1

Nenhum comentário: