sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Quinze presos não voltaram da saída de Natal

Quinze dos 326 presos beneficiados pela Secretaria de Ressocialização com a saída extra de Natal ainda não retornaram à prisão. Os detentos estão sendo considerados foragidos e procurados pelo sistema penitenciário do estado. 

Os presos tiveram autorização para deixar as prisões entre o período de 19 a 26 de dezembro. Todos eles estavam usando a tornozeleira eletrônica de monitoramento.

Os presos beneficiados com a saída cumpriam pena em regime semi-aberto por crimes de menor potencial ofensivo como furtos e estelionato. De acordo com a determinação da Seres, eles só poderiam circular num raio de 500 metros de suas residências entre 6h da manhã e 18h e não podem sair de casa no restante do dia. Entre os dias 7 e 14 serão beneficiados com a saída extra, 1071 presos condenados por tráfico de drogas. 

No ano passado, dos 273 que saíram 16 (5,86%) não retornaram. Em 2012, dos 301 que tiveram o benefício, 7 (2,33%) fugiram. As saídas fazem parte do calendário do Salvo Conduto Temporário, garantido por lei, que prevê 35 saídas por ano para cada preso do regime semi aberto. Em Pernambuco são cinco saídas por ano, com sete dias cada uma. Os detentos são organizados em quatro grupos: homicídio, crimes de trafico, contra o patrimônio e de menor potencial ofensivo.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: