terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Blog do Magno Martins: Coluna da terça-feira

MENTIRA TEM PERNAS CURTAS

A mentira parece ser algo repugnante para o eleitor brasileiro, muito mais do que a corrupção. Lula foi reeleito em meio ao maior escândalo do seu Governo, o mensalão, enquanto Dilma, da mesma forma, emplacou novo mandato no auge do maior saque aos cofres públicos do País, o petrolão.

Em ambos os pleitos, o eleitor aceitou passivamente as duas situações. Sabia que havia ladroagem, entendia o processo, mas por um motivo ou outro preferiu votar no candidato do status quo. Vá entender! Nem com uma profunda tese sociológica e eleitoral isso seria facilmente desvendado.

Pesam, evidentemente, os programas sociais, especialmente o Bolsa-família. Mas a pesquisa do Datafolha mostrou um dado novo: a imagem de Dilma quase foi ao fundo do poço, despencando 20 pontos percentuais. Não conheço nenhum governante na recente história brasileira que tenha sofrido igual revés com apenas 40 dias no exercício do seu segundo mandato.

O que pesou, então? Só pode ter sido a mentira. Dilma mentiu exageradamente durante a campanha eleitoral. Exibia um País fantasioso, sem risco de apagões, com juros e inflação estabilizados. Torcendo o seu narigudo feito Pinóquio disse que a energia não aumentaria, que não haveria mudanças na política de financiamento da casa própria.

Passada a eleição, colocou em prática tudo ao contrário, ferindo de morte quem principalmente deu a ela o voto de confiança para continuar operando as mudanças necessárias em busca de um País mais justo, humano e com melhor distribuição de renda.

Quem acreditou nas promessas caiu no conto de vigário!

REAÇÃO– A maior perda de gordura do Governo Dilma se deu no Nordeste, o que provocou de imediato uma reação estratégica. Nem mesmo tendo digerido os amargos números – perdeu mais de 25 pontos na região – a presidente já anunciou que fará uma peregrinação pelo Nordeste logo após o Carnaval, mas não há ainda definição quanto ao Estado que escolheu para o start.

SALVANDO O GADO– Se o Governo Federal não reeditar a portaria subsidiando o milho para o produtor da área da seca, o governador Paulo Câmara fará o gesto de reduzir para zero a cobrança do ICMS, garante uma fonte que bebe água limpa nos arredores dos jardins palacianos. Com isso, evitará que o rebanho bovino do Estado seja dizimado pela seca.

PRESOS PASSAM FOME – Estranhamente, sem dar a menor satisfação, o Governo do Estado não repassa há dois meses o vale refeição dos presos de comarcas do presídio de Afogados da Ingazeira, segundo queixa feita, ontem, pela Pastoral Carcerária do município, ligado à Igreja Católica. O valor do tíquete é de pouco mais de R$ 100.

IRA OPOSICIONISTA– O líder da oposição na Assembleia, Silvio Costa Filho (PTB), diz que o Governo deu um tiro no pé ao proibir a entrada do grupo parlamentar que foi, ontem, visitar o presidio de Itaquitinga, cujas obras estão paradas há mais de três anos. “Foi um desrespeito com a instituição, o parlamento pernambucano”, afirmou.

TERCEIRA VIA– Em Gravatá, há um grupo se movimentando, trabalhando e torcendo pela candidatura do líder do Governo na Assembleia, Waldemar Borges (PSB), a prefeito do município. Bem votado por lá nas eleições passadas, Borges tem residência na cidade e trata com frequência as questões que podem impulsionar a economia do município.




CURTAS

APOIO– A boa fase que o Serra Talhada atravessa no campeonato pernambucano de futebol no momento se deve ao forte investimento feito pelo prefeito Luciano Duque (PT), mesmo com as finanças em dificuldades. O presidente do time, José Raimundo, é vereador e aliado de Duque. Domingo passado, o Serra derrotou o Santa por 3 x 0.

ARQUIVOU– O presidente da OAB, Pedro Henrique, já não mostra tanto entusiasmo em recorrer às instâncias que tem direito para anular a eleição do presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), na justiça, sob a alegação de que o quinto mandato fere a Constituição.


PERGUNTAR NÃO OFENDE: Quando, finalmente, a presidente Dilma vai atender ao pedido de audiência do governador Paulo Câmara?

Nenhum comentário: