terça-feira, 31 de março de 2015

Do Blog do Magno Martins: Coluna da terça-feira

UMA PINDAÍBA GERAL - Estados e municípios andam numa pindaíba terrível, dependendo da rolagem de suas dívidas junto à União e de novos empréstimos. No encontro com a presidente Dilma, na semana passada, o tom foi nessa direção, endurecendo o diálogo, porque a chefona mandou logo avisar que era proibido tratar do assunto.

Ontem, foi a vez do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), defender que a presidente autorize Estados e Municípios a contraírem empréstimos com financiamentos internacionais. "Uma coisa importante que os governadores colocaram foi a necessidade de liberar financiamentos, sobretudo financiamentos externos, para os governos estaduais e as prefeituras poderem investir e manter o emprego”, disse.

Para Geraldo, este é o momento em que todas as lideranças que se preocupam com os Estados e Municípios precisam lutar pelo emprego do povo brasileiro. “E os governos estaduais e municipais precisam fazer investimentos", afirmou. Os financiamentos externos, segundo ele, podem fazer com que estados e municípios mantenham o nível de investimentos sem pressionar o caixa do governo federal.

"Esse assunto foi colocado na reunião. Infelizmente, muita gente não viu, ou não foi publicado, uma decisão sobre isso", disse. Geraldo lembrou que a Prefeitura do Recife está negociando empréstimos de maneira manter o padrão de investimento dos últimos anos.

Para 2015, a meta é investir mais de R$ 400 milhões em ações e obras na capital pernambucana. "A Prefeitura está preparada para 2015. Vamos fazer todos os investimentos que estão previstos. Mas eu acho que é importante que o Brasil inteiro possa fazer isso", destacou.

NOVAS REGRAS – O senador Fernando Collor (PTB/AL) apresentou uma PEC que uniformiza as regras para a escolha de Procurador-Geral da República e dos Estados. Pelo texto, o procurador-geral da República poderá ser reconduzido ao cargo apenas uma vez e terá de desincompatibilizar antes de concorrer à reeleição. A PEC diz respeito também à democratização dentro do MP permitindo que membros de todo o Brasil concorram ao cargo de procurador-geral.

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO – Em apenas um ano, de 2013 a 2014, o número de vítimas em acidentes de trânsito em Pernambuco cresceu 8,5% de forma geral e 13% envolvendo motos. Dos dez leitos de UTI no Estado, seis estão ocupados por vítima de motos. Os dados já justificam a Frente Parlamentar de Trânsito criada na Alepe por iniciativa do deputado Eduino Brito (PHS).

MST CHAPA BRANCA – Para o deputado Raul Jungmann (PPS), os números apresentados pela nova presidente do Incra sobre reforma agrária na era petista não batem com a realidade. “Assentamos mais do que o dobro em relação aos 12 anos do PT”, diz. Jungmann foi ministro da reforma agrária e atesta que o MST, considerado inimigo do Governo FHC, virou um movimento chapa branca com cargos e mais cargos no Governo.

GIRO PELO INTERIOR – Embora tenha interrompido o programa “Todos por Pernambuco” por duas semanas, o governador Paulo Câmara (PSB) continua com o pé na estrada. Hoje, em Bonito, ao lado do secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, assina a ordem de serviço para recuperação de um trecho de 29,5 km da PE-103, entre Bezerros e Bonito.

OLHO NO SENADO PELO PTB– Pelas negociações que se processam em Brasília, o DEM se incorpora ao PTB, estando descartado o surgimento de novo partido. Com a notícia de que o ministro Armando Monteiro está arrumando as malas para o PDT, o presidente do DEM em Pernambuco, Mendonça Filho, vira trabalhista, filiando-se ao PTB, para disputar uma das vagas ao Senado em 2018.
CURTAS

NAS PERIFERIAS – Diversos sindicatos e de movimentos de bairros de São Paulo decidiram levar para as periferias das cidades as manifestações contra o governo Dilma Rousseff. O primeiro ato foi marcado para 18 de abril no Jardim La Pena, em São Miguel Paulista, zona leste da capital paulista.

CURSO – Três vereadores de Iguaracy, no Sertão do Pajeú, participam de curso de capacitação em gestão pública em Brasília. A presidente da Câmara, Odete Soares, encara como uma oportunidade de qualificação dos parlamentares e de seus mandatos.


PERGUNTAR NÃO OFENDE: Renan banca ou não a indicação de Henrique Eduardo para o Turismo?

Nenhum comentário: