Arthur Mota/Arquivo Folha |
A procura pelo Jeep Renegade,
apresentado à imprensa da América Latina nos últimos dois dias, surpreendeu a
própria Jeep, que já estima implantar o terceiro turno na fábrica de Goiana,
Mata Norte de Pernambuco, no segundo semestre deste ano, poucos meses após a
inauguração oficial da planta, em 28 de abril.
Ao todo, segundo o diretor geral
da Chrysler América Latina, Sérgio Ferreira, mais de 20 mil potenciais
consumidores preencheram cadastro de reserva ou declararam interesse no site da
Jeep. “Isso não contabiliza a lista de espera das próprias concessionárias”,
salientou. Hoje, a planta trabalha com um turno e está em fase de implantação
do segundo. Também no segundo semestre, quando a fábrica funcionará a todo
vapor, sairá da unidade pernambucana da Fiat-Chrysler Automobiles seu segundo
modelo, uma picape média da Fiat que compartilhará a plataforma com o Jeep
Renagade.
Ferreira estima que metade do
público do Renegade virá dos utilitários esportivos (SUVs) compactos, seus
concorrentes diretos, como Ford Ecosport, Renault Duster e Chevrolet Tracker. A
outra metade virá de outras categorias, inclusive de SUVs maiores.
A estratégia de divulgação do
modelo será focada em levar o consumidor à concessionária. “Nosso intenção é
fazer com que o potencial cliente da marca experimente a sensação de guiar um
Jeep. Por isso, a partir de segunda-feira começaremos a trabalhar com a rede de
concessionárias o programa de test drive da Jeep”, destaca. A estratégia de
divulgação inclui também a turnê da Camp Jeep, uma pista montada para
apresentar as características offroad dos veículos.
Pernambuco contará, por enquanto,
com sete concessionárias exclusivas da Jeep: cinco no Recife (duas Fiori, duas
Via Sul e uma Sael), uma em Petrolina e outra em Caruaru (Bari). Há ainda
negociação para implantação de mais uma unidade em Garanhuns, também do grupo
Bari. A partir de hoje, os concessionários da marca participam de apresentação
do Renegade, também no Rio de Janeiro.
Ferreira minimizou os problemas
logísticos para escoamento da produção, por causa dos sucessivos adiamentos do
Arco Metropolitano, alternativa viária à BR-101 prometida à montadora para sua
instalação em Goiana. “O problema logístico não é exclusivo de Pernambuco, é
geral em todo o País. Não posso dizer que está bom, mas não é diferente do que
encontramos em outros estados”, reforçou.
Produtos
A variação de preços dos modelos
Renagade oferecidos ao público a partir de 10 de abril será ampla, partindo de
R$ 69,90 mil a R$ 116,99 mil. Mas a estimativa da montadora é que, das cinco
versões à disposição do consumidor, a intermediária, Longitude, com preço
sugerido de R$ 80,9 mil, seja a mais comercializada.
“Nesse segmento, a versão de
entrada não é a mais vendida”, enfatiza Ferreira. Mesmo assim, esse público não
será esquecido. A Jeep promete colocar no mercado, em junho, uma versão ainda
mais em conta do Jeep made in Pernambuco, com preço previsto de R$ 66,90 mil. A
denominação dessa versão ainda não foi definida. “Devemos apresentar mais
detalhes em maio, depois da inauguração da fábrica”, promete.
Folha de Pernambuco
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