Ao ser agraciado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) com a medalha do mérito eleitoral Frei Caneca, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, informou ontem que, a partir do próximo mês, começam a ser cadastrados os eleitores do Estado que, nas eleições de 2012, utilizarão as urnas biométricas. A expectativa é habilitar 300 mil pessoas até dezembro. Segundo o ministro, a nova tecnologia dará mais segurança e rapidez à apuração dos votos. No ano passado, quatro municípios pernambucanos utilizaram o sistema. Para o próximo pleito, serão incluídas mais seis cidades.
“Nas últimas eleições, 1,2 milhão de eleitores votaram nas urnas biométricas. Pretendemos cadastrar 10 milhões em todo o Brasil. Em 2018, queremos cadastrar todos os eleitores. Em termos de segurança, não há possibilidade de fraudes. Não tivemos nenhum incidente na eleição presidencial (2010). Os votos foram apurados em uma hora e quatro minutos”, lembrou.
O TRE recebeu 46 equipamentos para cadastrar os eleitores nas urnas biométricas. As máquinas registram a face e as impressões digitais das pessoas. O TSE, contudo, deve remeter mais equipamentos. Nessa fase, serão beneficiados os municípios de Caruaru, Aliança, Macaparana, Vicência, Sanharó e Catende.
Na eleição de 2010, as urnas biométricas foram usadas em quatro cidades: Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso e Tamandaré, processo que envolveu 67 mil eleitores. As pessoas cadastradas pela Justiça Eleitoral em todo o País recebem, segundo o ministro, um outro benefício: serão priorizadas no recebimento dos novos documentos de identificação produzidos pelo Ministério da Justiça.
O novo cartão de identidade nacional virá com um chip que vai reunir todas as informações das pessoas em um único documento. Assim como Lewandowski, outras 59 personalidades receberam a medalha distribuída pelo TRE ontem, na última sessão na instituição presidida pelo desembargador Roberto Ferreira Lins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário