quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ABANDONO DE ALGUNS MONUMENTOS HISTÓRICOS DENTRO DO CEMITÉRIO DE SÃO SEBASTIÃO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO



Primeiro é preciso entender, o que é monumento histórico?

É uma estrutura construída por motivos simbólicos e/ou comemorativos, mais do que para uma utilização de ordem funcional. Os monumentos são geralmente construídos com o duplo propósito de comemorar um acontecimento importante, ou homenagear uma figura ilustre, e, simultaneamente, criar um objeto artístico que aprimorará o aspecto de uma cidade ou local (fonte Wikipédia).

Sempre ouvimos falar que nossa cidade é em termos históricos uma das mais ricas do Brasil, também pelas praças e monumentos, mas nosso cemitério também tem vários túmulos que são verdadeiros monumentos artísticos e arquitetônicos, que lembra as maiores famílias e personalidades que fizeram história em nossa cidade e praticamente todas, estão pintadas e preservadas. 

Mas encontrei duas que estão abandonadas e gostaria que fosse feito algo antes que elas desabem e sejam mais dois testemunhos da nossa história a ser perder.

OS TÚMULOS ABANDONADOS



1.O primeiro túmulo abandonado fica a esquerda da Capela de São Sebastião pertencia a IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E O DAS ALMAS, ela existia no fim do século XIX e no inicio do século XX hoje está extinta. 

No dia 08 de abril de 1873, dia da pedra fundamental para construção do Cemitério, a referida Irmandade que pertencia a Paróquia de Santo Antão, conseguiu a autorização para a construção das catacumbas.

E aí vem a pergunta. E agora quem é responsável pela preservação dessa catacumba? Vale lembrar que essa Irmandade, foi uma das responsáveis pela construção do atual templo de Santo Antão. Leiam abaixo a história da Irmandade.


2.O segundo túmulo foi em homenagem ao Construtor, o responsável pela realização do sonho dos vitorienses, de terem um cemitério público municipal.

Na matéria sobre a história do Cemitério São Sebastião parte I e II, você irá conhecer a luta do vereador GOES CAVALCANTI para começar e concluir essa obra. No caso de GOES CAVALCANTI a pergunta é essa, a família ainda existe? Se não, quem é o responsável pela manutenção desse túmulo? Faça amigos leitores suas reflexões.

IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Tinha como principal finalidade promover e render culto ao SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA EUCARISTIA e, por isso mesmo, era considerada como a de maior importância e nobreza e encarregada da administração dos bens e alfaias da MATRIZ DE SANTO ANTÃO e do próprio templo.

Obrigava-se a comparecer incorporada a todos os atos e festas da paróquia, formando a GUARDA DE HONRA DO SANTÍSSIMO SANCRAMENTO, quando era conduzido, em viático, aos enfermos, pelo sacerdote, sob a umbela, precedido de acólitos e da Irmandade, de cruz alçada e círios acesos, indo um dos irmãos de toalha branca a tiracolo, badalando uma sineta, à frente, anunciando a passagem do SANTÍSSIMO, pelo povo devotamente chamado de NOSSO PAI.

Repicavam os sinos da MATRIZ à saída e à entrada do Viático, paravam os transeuntes, descobrindo as cabeças e curvando-se respeitosamente; abriam-se as janelas e varandas das residências, ornadas de vistosas toalhas e de jarros com flores e círios acesos.
O último COMPROMISSO da IRMANDADE DO SANTÍSSIMO foi aprovado pela Lei Provincial n° 262, de 01 de julho de 1850.

Usava opas vermelhas sobre roupa preta e conduzia brandões, quando, incorporada, assistia ou acompanhava os atos religiosos.
Foi por iniciativa e trabalho seus que, quando TESOUREIRO o farmacêutico MANOEL MARIA DE HOLANDA CAVALCANTI, se promoveu a demolição da antiga Matriz e a construção da atual, de 1873 a 1880, sob a direção dos FRADES CAPUCHINHOS da IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENHA, do RECIFE.
Grave crise administrativa surgida então teve como conseqüência a lenta extinção de bela e nobre instituição.

TEXTO DE JOHNNY RETAMERO E DO LIVRO DA HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO- AUTOR PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO
FOTOS ORLANDO LEITE

2 comentários:

Manoel Carlos disse...

há um que existe pertencente a família azoubel, é tipicamente judeu. deveria ser mais cuidado pela nossa municipalidade.

Anônimo disse...

IREMOS DAR UMA OLHADA NISSO MANOEL OBRIGADO.