Na última terça feira (01/11), a Comissão formada por: Jones, Marcelo, Aristides, Pilako, Gilberto, Savana, Egídio e Johnny, reuniram-se no salão nobre do IHGVSA para discutir, as ações que poderão ser tomadas para salvar o ENGENHO BENTO VELHO.
Os consócios Marcelo e Jones, ambos foram ao ENGENHO BENTO VELHO e constataram rachaduras nas paredes e teto da Igreja. A consócia Savana acrescenta ainda que, as detonações podem causar no raio de 500m danos, a estrutura da Igreja e da Casa Grande.
Para Jones talvez estejamos testemunhando os últimos dias do ENGENHO BENTO VELHO.
Com a palavra, Marcelo diz que as fotos tiradas darão origem há um relatório paisagístico, pois é preciso saber o impacto ambiental que essa atividade esta causando e sem esquecer que o lugar agora esta dentro do pólo industrial.
O consócio Aristides toma a palavra e pergunta: Qual será o nosso primeiro foco?
Pilako com a palavra: “Na última reunião colocamos como metas: as Praças e a Agressão da Pedreira ao Engenho Bento Velho, porém precisamos priorizar qual nossa linha de ação”.
O consócio Gilberto ao tomar a palavra: “Devemos priorizar a Pedreira. Então o que devemos fazer?”
Pilako argumenta que para termos mais força, precisamos utilizar os meios de comunicação para esclarecer a população. Para a próxima reunião com as entidades, eu proponho que convoquemos a impressa local e por que não a estadual.
Jonas lembra ainda que o Engenho Bento Velho não é tombado.
Pilako enfatiza que o IHGVSA deve unir força com as mais variadas entidades de nossa cidade, para alcançarmos os objetivos traçados.
O consócio Egídio com a palavra: “A minha preocupação é com todo o patrimônio histórico da Vitória, a feira de mangaio veja como está o galpão. Precisamos também levantar a questão das ocupações que ocorreram nas nossas praças”.
O consócio Claudemir se pronuncia: “Temos que colocar não só o Bento Velho, mais todo o Patrimônio Histórico de nossa cidade”.
O consócio Johnny pergunta: “Tem como evita a votação que irá aumentar a área de exploração da Pedreira?”
Para Aristides sim, porém é preciso fazer um levantamento de vários documentos como:
- Levantamento de todos os patrimônios ameaçados;
- Sobre as doações, como se seguiu os ritos e catalogar. Verificar também a finalidade e justificativa;
- Precisa de um estudo sobre os impactos ambiental;
Aristides diz ainda: “podemos em seguida tomar as seguintes medidas”:
- Ingressar no ministério público ou até judicial;
- A participação da população através de abaixo assinado;
Aristides alerta o ministério público não vai atuar por suposição, ele só atua com fatos concretos.
Pilako discorda dizendo: “Acho melhor mobilizar primeiro os órgãos sociais, pois teria em curto prazo uma representação maior”. Proposta essa que teve logo de cara o apoio de Savana e Johnny.
Egidio complementa: “É preciso levar esse documento a Câmara e deixar claro que a sociedade está de olho”.
Pilako conclui dizendo: “É preciso mandar convites em caráter de urgência para o Prefeito, Presidente da Câmara e os demais Vereadores para indagar aos mesmos sobre a doação do terreno a Pedreira Vitória.
A comissão decidiu que na próxima sexta feira será a reunião com as entidades, todas receberão os convites.
O presidente Pedro Ferrer decidiu; “irei junto com Gilberto e vou estudar a região de Bento Velho e darei um parecer Técnico sobre o impacto ambiental na Flora.
Para Claudemir se caso na próxima quarta feira a doação for aprovada, a gente entra com uma medida judicial.
No fim da reunião Savana mostra um artigo da lei orgânica municipal:
Art. 38 - A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do município e das entidades da administração indireta será exercido pela Câmara mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno dos poderes Legislativo e Executivo.
CONCLUSÃO: A comissão elegeu como prioridade a tentativa de salvar o Engenho Bento Velho.
Para isso convocará uma reunião com as entidades e instituições da Vitória de Santo Antão e juntos se reunirá com o poder Executivo e Legislativo para buscar soluções. E acompanhará a sessão da Câmara na próxima quarta feira dia 09 de Novembro.
NOTA: Entenda quando e onde começou as discussões sobre o Patrimônio da História da Vitória de Santo Antão clicando Aqui
TEXTO DO CONSÓCIO JOHNNY RETAMERO
TEXTO DO CONSÓCIO JOHNNY RETAMERO
Nenhum comentário:
Postar um comentário