terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Circuito das Igrejas chega à Zona da Mata e ao Agreste

Do Portal do Governo de Pernambuco
A 3º edição do Circuito das Igrejas, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-PE) em parceria com a Fundação Gilberto Freyre, está com aspectos que a diferem das edições anteriores. Pela primeira vez, as apresentações de música instrumental chegaram à Zona da Mata e ao Agreste.
“Uma das prioridades de nossa gestão é a interiorização da atividade turística no Estado. Chegamos na 3ª edição do projeto, levando-o para o Agreste e Zona da Mata e temos certeza de que contribuiremos de sobremaneira para o aumento no fluxo de visitação desses espaços”, declara o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.
A Arquidiocese de Olinda e Recife também tem grande responsabilidade no sucesso do projeto. O Arcebispo Dom Fernando Saburido colocou-se à disposição para desenvolver ações que possibilitassem a valorização do rico patrimônio edificado.
Sendo assim, foi firmada a parceria e a receptividade foi imensamente positiva por parte dos residentes, visitantes e turistas nacionais e internacionais, que nas duas edições do Projeto totalizaram um número de 137,7 mil atendimentos (86% brasileiros e 14% estrangeiros), aspectos gratificantes e estimulantes para a expansão deste ideal.
Um dos grandes atributos do evento é o uso da música clássica para ressaltar os dotes arquitetônicos dos monumentos. A partir desta edição, as igrejas participantes contarão com a instalação de rampas para cadeirantes e guias informativos em braile. As rampas serão instaladas inicialmente em nove igrejas de Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Igarassu. O próximo passo será instalar também nas igrejas que ficam do interior do Estado.
Quanto aos concertos, o primeiro será no dia 18 de dezembro na igreja Madre de Deus no Recife. No interior, os concertos estão previstos para janeiro nos municípios de Goiana (Convento de Santo Alberico dos Carmelitas), Chã Grande (Igreja Matriz de São José), Itapissuma (Igreja de São Gonçalo do Amarante), Itamaracá (Igreja de Nossa Senhora do Pilar) e Igarassu (Convento de Santo Antônio). Os de Recife e Olinda continuarão a ocorrer normalmente.

Nenhum comentário: