sábado, 1 de dezembro de 2012

Há 23 anos, Gorbachev se encontrou com o papa João Paulo II




Um comunista de joelhos

Maurício Zagari

Mikhail Gorbachev. Esse nome gera respeito, pois se refere ao homem por cujas mãos ruiu a maior superpotência atéia e comunista do mundo: a União Soviética. Gorbachev foi o presidente soviético que decretou a perestroika, a reestruturação econômica que, em 26 de dezembro de 1991, acabou por findar a Guerra Fria, dissolver o país, eliminar o comunismo stalinista e mudar o mundo e a História da humanidade. 

Agora, este homem, que afirmou diversas vezes ser ateu e chegou a ser considerado o anticristo devido ao seu carisma e à marca que carrega na testa, surpreende o mundo ao declarar sua “perestroika espiritual”: Gorbachev agora é um cristão.

A conversão do ex-líder soviético de 77 anos só foi descoberta porque o frei Miroslavo Anuskevic, um sacerdote lituano da basílica de São Francisco, na cidade italiana de Assis, viu Gorbachev orando, “em meditação silenciosa”, por meia hora. Ele estava de joelhos, com os olhos fechados, ao lado de sua filha Irina.

O ex-líder soviético Gorbachev, antes ateu e hoje convertido ao cristianismo, durante encontro com Ronald Reagan (D). O presidente americano teria dito, na época, que o colega estadista era um “crente enrustido”

Assim que Gorbachev terminou de orar, o padre Anuskevic o abordou e começaram a conversar. “Sou fascinado pela história de Francisco de Assis”, disse o ex-chefe de Estado ao religioso. “Foi pelo testemunho dele que vim à igreja, por isso era fundamental que visitasse sua tumba. Fico emocionado de estar em um lugar que é tão importante não só para a fé católica, mas para toda a humanidade”.

Padre Anuskevic relata que, em seguida, conversaram sobre o trabalho humanitário que Gorbachev vem desenvolvendo e também sobre seu país. “É muito importante para o mundo que a transição para a democracia dure, por mais dolorosa que tenha sido para a Rússia”, disse o ex-presidente. E completou: “A Rússia é um país de grande espiritualidade”.

O QUE É A IGREJA ORTODOXA RUSSA?
A Igreja Ortodoxa Russa é uma organização de cristãos sob a liderança do patriarca de Moscou. O cristianismo penetrou na Rússia, segundo o patriarca Nestório, desde o primeiro século, quando André pregou o Evangelho no país. 

A propagação definitiva do cristianismo, porém, efetuou-se em toda a nação em meados do século 9, quando os povos radicados nas províncias de Kiev iniciaram relações com as autoridades de Constantinopla. Assim se desenvolveu o intercâmbio entre os russos e os gregos.

Esse movimento, contudo, só tornou-se efetivo pela conversão da princesa russa Olga, no ano 957. Seu neto Vladimir decidiu buscar uma religião a fim de decidir qual era a mais apropriada para seu reino, e optou pela cristã ortodoxa, sendo batizado em 988. 

A Igreja Ortodoxa Russa, no início, era dependente da Sé Apostólica de Constantinopla. Até que, em 26 de janeiro de 1589, o patriarca ecumênico Jeremias II consagrou seu arcebispo Job com o título de “patriarca de Moscou e toda a Rússia”.

Fonte: Website da Fraternidade Ortodoxa São João Apóstolo

Fundador de uma instituição que distribui medicamentos para populações carentes, a Cruz Verde Internacional, e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1990, Gorby, como é carinhosamente chamado por seus compatriotas, também defendeu a importância de proteger o meio ambiente da Terra, “que é criação de Deus”. Agora, ele tem se dedicado a projetos para ajudar crianças com câncer.

Após conversar com padre Anuskevic, o ex-presidente pediu para visitar a basílica e solicitou livros teológicos que o ajudassem a compreender a vida de Francisco de Assis. Durante todo o tempo em que ali esteve, Gorbachev não foi reconhecido por nenhuma outra pessoa na igreja.

LÍDERES RECENTES ASSUMEM SUA CRENÇA

Mikhail Gorbachev é o ex-líder comunista mais velho a demonstrar interesse pelas coisas de Deus. Mas atualmente outros líderes russos crêem em Jesus também. Vladimir Putin, que na época da Guerra Fria era um coronel da temida polícia secreta soviética, a KGB, vai regularmente à igreja. E não esconde de ninguém, tanto que usa costumeiramente um crucifixo ao redor do pescoço. Seu sucessor na presidência, Dmitry Medvedev, também é membro da Igreja Ortodoxa Russa.

Filho de pais cristãos, o pequeno Mikhail foi batizado na Igreja Ortodoxa Russa em segredo por seus avós. Os pais de sua esposa, Raissa, eram profundamente devotos e foram mortos na Segunda Guerra Mundial por terem imagens religiosas dentro de casa. 

Durante sua carreira no Partido Comunista, publicamente se apresentava como ateu. Mas rumores sobre suas inclinações religiosas surgiram desde que se encontrou, em 1989, com o papa João Paulo II. Até mesmo seu contemporâneo, o então presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, teria dito a assessores que ele era um “crente enrustido”.

Após o “flagrante” do ex-líder soviético, um assessor confirmou que agora ele é membro da Igreja Ortodoxa Russa. “Mas ele não vai com regularidade aos cultos”, ressaltou. O porta-voz do patriarca Alexey II (líder máximo da tradição ortodoxa russa) disse que Gorbachev ainda tem um longo caminho antes que sua crença possa ser levada a sério. “Na Itália ele falou em termos emocionais, mais do que em termos de fé. Ele ainda está em sua caminhada rumo ao cristianismo. Se chegar, lhe daremos as boas-vindas”, afirmou.

RÚSSIA: PAÍS DE POUCA FÉ

Dezessete anos após a extinção oficial da União Soviética, a população cristã da Rússia varia entre 17% e 22% dos habitantes do país, segundo a Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA). 

A nação é considerada uma das menos religiosas da Europa: apenas 50% dos russos dizem ter alguma religião e somente 7% afirmam ser altamente religiosos. Os dados são fruto do mais recente levantamento realizado no país, divulgado em dezembro passado pela fundação alemã Bertelsmann.

http://www.revistaenfoque.com.br

Nenhum comentário: