segunda-feira, 15 de abril de 2013

Passeio ciclístico encerra comemorações de 196 anos da PCPE



A Polícia Civil de Pernambuco promoveu neste domingo (14), um passeio ciclístico que encerrou as comemorações dos 196 anos de criação do órgão de segurança pública, a segunda Polícia Judiciária mais antiga do Brasil. Dezenas de ciclistas participaram da mobilização. Policiais de folga, familiares e o público em geral percorreram os 8 km do trajeto pelas principais ruas da região central do Recife. Animados pela Frevioca, os participantes não sentiram a alta temperatura do domingo ensolarado.

Já na concentração do evento os ciclistas de plantão foram recebidos com uma mesa de frutas tropicais. A Polícia Civil também distribuiu água mineral para os presentes. O chefe de Polícia Civil, Osvaldo Morais, agradeceu a adesão dos policiais e da população pernambucana para comemorar o aniversário da PCPE. O secretário executivo de Defesa Social, Alessandro Carvalho e o comandante da Polícia Militar, Luis Aureliano, participaram do passeio ciclístico.

Ao final do percurso foram sorteados capacetes, bombas de ar e duas bicicletas entre os inscritos. A gerente de Recursos Humanos da Polícia Civil, Margareth Sá, foi uma das contempladas com a bike. O passeio terminou com a premiação dos primeiros colocados das Olimpíadas da PCPE, disputada ao longo da semana entre os servidores da corporação.

COMEMORAÇÃO - A abertura das comemorações do aniversário da Polícia Civil de Pernambuco aconteceu no dia 1º de abril, na solenidade de lançamento das olimpíadas da Polícia Civil. Entre os dias 03 e 13 de abril equipes compostas por policiais civis da região metropolitana e do interior do estado disputaram torneios de futebol de salão, vôlei e tiro esportivo.

As atividades em alusão ao aniversário da PCPE continuaram no dia 08 de abril com a promoção da ação social intitulada Blitz Familiar. O objetivo foi aproximar a população de áreas carentes dos serviços prestados pela corporação. Os policiais civis ministraram palestras educativas sobre temas relacionados com a segurança pública. O público também teve a oportunidade de emitir carteiras de identidade (RG).

A Polícia Civil também promoveu um concurso cultural para incentivar as manifestações artísticas dentro do órgão de segurança. O projeto PC Cultural selecionou 18 artistas entre servidores policiais e familiares, além de 41 obras, nas categorias desenho, pintura, fotografia, poesia e música.

Já no dia 12 ocorreu a cerimônia de entrega das medalhas do mérito Policial Civil. O evento realizado no Centro de Convenções agraciou mais de 200 pessoas, entre policiais civis e militares, bombeiros militares, empresários, jornalistas e autoridades públicas.  A honraria é concedida a todas aquelas pessoas que direta ou indiretamente contribuíram de forma relevante com o trabalho da Polícia Civil de Pernambuco.

HISTÓRIA - A criação da Polícia Civil de Pernambuco ocorreu em meio a um dos maiores movimentos de insurgência do país: a Revolução Pernambucana de 1817. Líderes do Governo Provisório editaram no dia 13 de Abril daquele ano a primeira medida regular de um serviço de Polícia Judiciária, inicialmente chamado de Tribunal de Polícia. A norma executiva nomeou um dos oficiais insurgentes Felipe Nery Ferreira como presidente deste embrionário organismo de Polícia Judiciária na Capitania de Pernambuco. Por ter sido o primeiro chefe do órgão de Polícia Judiciária, Felipe Nery Ferreira foi declarado em 2005, patrono da Polícia Civil pernambucana através da Lei Estadual 12.853, e a data 13 de Abril foi instituída como o Dia do Policial Civil no estado.

Portal da Policial Civil

Nenhum comentário: