sábado, 28 de junho de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna do sabadão

PSB VAI COM TUDO CONTRA DILMA - O Partido Socialista Brasileiro (PSB) resolveu usar sua convenção nacional como demonstrativo do poder de realização da equipe que irá comandar a campanha de Eduardo Campos e Marina Silva à Presidência da República. 

O Centro Internacional de Convenções do Brasil, no Setor Esportivo de Clubes Sul, em Brasília, deixou de lado o tradicional e frio tom de cinza para dar espaço ao amarelo característico da legenda socialista, que adornou o espaço de ponta a ponta com banners, cartazes e faixas exibindo fotos dos presidenciáveis e frases de efeito, que, daqui por diante, darão o tom da corrida rumo ao Palácio do Planalto.

Entre sorrisos e grandes expectativas, há, ainda, espaço para o desenho de estratégias. Espaço que, aos poucos, ganha ares cada vez mais importantes e que, após a convenção, irá permear cada palavra e cada gesto da dupla.

Uma dessas novas estratégias deve ficar clara hoje, durante o ato que irá homologar as candidaturas de Eduardo e Marina. Levantamentos internos realizados pela cúpula do PSB confirmam o que há muito se especulava: o tom dos discursos precisa endurecer e, ao lado das críticas, fazer brotar, também, duros e certeiros ataques à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao Governo Federal.

De acordo com esses estudos, a única chance de Eduardo e Marina conseguirem chegar a um eventual segundo turno contra a petista, que hoje lidera com folga todas as pesquisas de intenção de voto, é esquecer o PSDB de Aécio Neves e criar uma polarização entre PT e PSB.

Essa guinada no rumo da campanha vai ser explicitada na maioria absoluta das lideranças que irão discursar na convenção nacional dos socialistas. As habilidades política e gerencial da presidente Dilma Rousseff serão alvo de críticas afiadas, feitas por quem, até pouco tempo, fazia parte da base aliada e, por isso, conhece bem onde aperta o calo da petista.

A expectativa de público é alta, entre oito e dez mil pessoas. Caravanas de todos os cantos do país levaram à capital federal militantes e simpatizantes do ex-governador e da ex-senadora. Agora é esperar a largada e conhecer de perto as propostas e analisar os discursos daqueles que irão defender, com unhas e dentes, a instalação da tão propagada “nova política”.

EMPOLGAÇÃO PERNAMBUCANA - E por falar em caravanas, como era de se esperar, a pernambucana foi, sem dúvida, a maior. Eduardistas do Litoral ao Sertão do São Francisco fizeram questão de ir a Brasília prestigiar a homologação do ex-governador como candidato à Presidência da República. Estão presentes, por exemplo, o atual governador, João Lyra Neto, sua filha, a deputada estadual Raquel Lyra, e a deputada e ex-secretária estadual Laura Gomes.

MARINA X MOVIMENTO LGBT - Apesar do clima de festa, nem tudo são flores entre os socialistas. A ala do partido responsável pela defesa das causas do grupo LGBT deixou claro que vai ser difícil convencer o eleitorado deste segmento a votar numa chapa onde a ex-ministra Marina Silva se faça presente. Isso porque Marina, que é evangélica da Assembleia de Deus, não esconde seu posicionamento contrário ao casamento religioso entre pessoas do mesmo sexo.

EM PRATOS LIMPOS - O governador João Lyra Neto (PSB) aproveitou a convenção nacional do PSB para tentar eliminar, de uma vez por todas, os rumores de um possível mal-estar entre seu grupo e o do ex-governador Eduardo Campos (PSB). Lyra tem reiterado nos últimos dias sua predisposição em ajudar no que for possível a campanha presidencial do aliado e instruiu seu primeiro escalão a rechaçar todo e qualquer boato sobre um eventual abalo na sua relação com Eduardo.

ATENÇÃO REDOBRADA - A primeira-dama de Petrolina, Andrea Lossio, ciente da amizade entre o marido, Julio Lossio (PMDB), e o governador João Lyra Neto (PSB), tem feito questão de manter o gestor socialista atualizado sobre o quadro de saúde do esposo. Lossio sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) nos últimos dias e encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em São Paulo. Apesar do susto, Andrea tranquilizou João Lyra e disse que, apesar da seriedade da situação, o marido está bem e agora aguarda a chegada do médico que o acompanha para discutir a necessidade de uma cirurgia.

CURTAS

FRENTE POPULAR SAI NA DIANTEIRA - Paulo Câmara, candidato do PSB ao Governo do Estado, venceu a eleição simulada realizada pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), derrotando o senador Armando Monteiro Neto (PTB) por 223 votos a 142. Fernando Bezerra Coelho (PSB) venceu João Paulo (PT) na disputa ao Senado Federal por 223 votos a 124. O cenário mais acirrado ficou por conta da briga pelo Palácio do Planalto: Eduardo Campos (PSB) teve 169 votos, enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) teve 122, e o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), 32 votos.

E AGORA, GASPARZINHO? - O PCdoB oficializou, na tarde de ontem (27), o apoio da sigla à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). A decisão foi anunciada após votação simbólica realizada durante o encontro nacional da legenda, na Câmara dos Deputados, em Brasília. 
Irmão do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), que há anos pousa de “papagaio de pirata” ao lado do ex-governador Eduardo Campos (PSB) agora vai ter de escolher se vai reunir sua meia dúzia de (nem tão fiéis) aliados para pedir votos para Eduardo ou se vai seguir a orientação da nacional e subir no palanque de Dilma.


PERGUNTAR NÃO OFENDE: a estratégia do PSB de centrar os ataques na presidente Dilma Rousseff, deixando de lado as críticas a Aécio Neves, não pode acabar facilitando a vida do PSDB?

Nenhum comentário: