sábado, 19 de julho de 2014

Do blog do magno Martins: Coluna do sabadão

SEM EFEITO ELEITORAL - Dilma, Lula e seus aliados tentaram tirar dividendos políticos e eleitorais da Copa, mas se deram mal. Pesquisa do Datafolha publicada ontem na Folha de São Paulo aponta que o certame, embora tenha sido um sucesso do ponto de vista de organização e estrutura, além de atração de turistas, não puxou o Governo para cima, beneficiando, assim, a presidente.

O levantamento mostrou uma queda nas intenções de voto da petista e, o pior, um cenário de empate técnico num eventual segundo turno com o tucano Aécio Neves. A população brasileira, amadurecida, comprova, mais uma vez, que não mistura futebol com política. O fator da derrota brasileira também certamente não implicará no resultado da eleição.

No histórico da Copa, nem sempre quando o Brasil ganhou quem estava no poder se deu bem. Lula, por exemplo, quando foi eleito pela primeira vez no campo da oposição, derrotando o candidato apoiado pelo então presidente Fernando Henrique, o Brasil havia conquistado o troféu mundial.

O que define eleição presidencial é a economia e a estabilidade, fatores que Dilma não tem conseguido sustentar, além de fazer um governo fraco, cheio de equívocos e contradições. Mas a campanha eleitoral de fato ainda não começou.

Só dá o seu start verdadeiramente com o guia eleitoral em agosto. Com duas semanas de propaganda no rádio e na televisão saberemos o rumo que a eleição tomará.

SEM ESTRESSE – A Frente Popular reagiu com naturalidade ao resultado da pesquisa do Opinião, contratada com exclusividade por este blog, apontando o senador Armando Monteiro na dianteira com 40% das intenções de voto contra 8% de Paulo Câmara. O candidato socialista disse que a campanha, embora já esteja nas ruas, só começa em agosto. Apontou o alto percentual de indecisos e disse que crescerá com a vinculação do seu nome à continuidade do Governo Eduardo.

NO CARA A CARA – Serra Talhada, segundo colégio eleitoral do Sertão, conseguiu a façanha, ontem, de contar com os dois candidatos a governador na cidade em campanha no mesmo dia, atraídos pela Exposerra, uma das maiores feiras de negócios agropecuários do Nordeste. Embora apoiando Armando, o prefeito Luciano Duque abriu o estande oficial da Prefeitura para dar as boas-vindas a Câmara.

PROMESSA NÃO CUMPRIDA – Embora o ex-governador Eduardo Campos tenha assinado a ordem de serviço para as obras duas semanas antes de deixar o poder, até agora o Governo João Lyra não deu início à restauração da PE-292, que liga o distrito de Albuquerquené ao município de Afogados da Ingazeira. A estrada acabou e tem crescido os acidentes por causa da buraqueira.

PUXÃO DE ORELHA – Eduardo, segundo Ilimar Franco, cobrou do comando de sua campanha agilidade na montagem de comitês pelo País afora. A cobrança foi dirigida ao secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira, e a Bazileu Margarido, da Rede. Para ficar mais conhecido, Campos vai montar uma agenda de visitas a cidades-polo. A prioridade são as com emissoras de TV locais, que registrem sua visita e onde ele possa dar entrevistas

O PRÓXIMO? – Depois da oficialização do apoio da vereadora Marília Arraes, o comando da campanha de Armando aguarda que o tucano Daniel Coelho, que já está trabalhando nos bastidores pelo trabalhista, ponha a cara também ao público. O parlamentar está ouvindo aliados para tomar a decisão, porque já percebeu que não pegou o falso discurso da neutralidade.

 CURTAS

BELÉM DE MARIA – O prefeito de Belém de Maria, Tio Correia, estaria de malas prontas para embarcar na campanha de Armando, segundo corre nos bastidores da Assembleia Legislativa. Ele estaria aguardando apenas uma conversa com o senador trabalhista.

NO PAJEÚ – O ex-secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, está ampliando sua base de apoio no Sertão do Pajeú, para garantir sua vaga na Câmara dos Deputados. Depois do sucesso da inauguração do seu comitê no Recife, o próximo será o de Afogados da Ingazeira.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Marília Arraes tem votos?


'Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe dele'. (Provérbios 22:5)

Nenhum comentário: