terça-feira, 18 de novembro de 2014

Pagamento da primeira parcela do 13º salário anima comerciantes do Recife

Com a proximidade do fim do ano, o comércio tenta fisgar os clientes para as compras de Natal. Muitas empresas começam a pagar, a partir desta semana, a primeira parcela do décimo terceiro salário. Nessa época, as pessoas já costumam a parar mais diante das vitrines.

Os comerciantes esperam recuperar, nestes últimos dois meses, as vendas que não foram boas ao longo do ano. "Tivemos a Copa do Mundo, tivemos as eleições, mas, por tradição, o pernambucano vai se envaidecer e ficar mais bonito nesse mês de dezembro", diz o lojista Alberto Aragão.
Em uma loja de bolsas e sapatos, a lojista Sarah Medeiros também está apostando nas vendas a partir de agora. "A nossa expectativa é de realmente recuperar agora, principalmente a partir do dia 30, com a primeira parcela do décimo, é que o comércio se aqueça e a gente viva a época mais movimentada do ano", afirma.

O comércio quer vender mais, mas o consumidor deve ter cautela quando o décimo terceiro salário entrar na conta. "Vou gastar comprando presente pro meu filho, viajar e  pagar algumas dívidas", conta a aposentada Vera Lúcia Travassos. Já o vigilante Jademílson de Souza prefere segurar mais um pouco o dinheiro. "Vou guardar para mais tarde, quando sair de férias, pensar um pouco como vou usar mais ele. No momento, não estou pensando em planos de gastar logo", alega.

Não ceder às tentações pode ser difícil, mas é muito importante. Segundo o economista Antônio Mário de Abreu Pinto, todo trabalhador deve pensar bem antes de gastar esse dinheiro extra do fim do ano. Para ele, com equilíbrio, dá pra comprar os presentes e ainda guardar uma parte para o ano que vem. "Não precisa comprar um presente muito caro. Se a pessoa gasta 20% do seu 13º para comprar um presente, dê um presente menor. O importante não é o valor do presente, é a lembrança, a mensagem de Natal, de fraternidade", ressalta.

Do G1 PE

Nenhum comentário: