sábado, 6 de dezembro de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna do sabadão

EDUARDO MONTEIRO É BOM CAMARADA - Ao longo dos últimos 30 anos passei por vários jornais e grupos de comunicação, aqui e em Brasília, onde atuei por 15 anos. Tive o privilégio de conviver com verdadeiros monstros sagrados da mídia, como o saudoso mestre Antônio Camelo, do DP, minha primeira casa, e Paulo Cabral, o poderoso presidente dos Diários Associados.

Eduardo Monteiro, que hoje comanda a Folha de Pernambuco, originário de banco e do agronegócio, revelou-se, para mim, uma grata surpresa quando o conheci na condição de arrendatário do velho DP. Egresso de outro mundo, sem nunca ter pisado numa redação, Eduardo apaixonou-se repentinamente pelo cheiro de tinta fresca em forma de notícia.

Daí, para chegar a montar o seu próprio jornal foi um pulo, surpreendendo fortemente o mercado editorial, então polarizado entre duas poderosas forças. Na verdade, dois gigantes: de um lado, um veículo mais do que centenário; de outro, o respaldo de um grupo econômico sólido, como o JCPM.

Visionário, Eduardo materializou um sonho que parecia pesadelo: a criação da terceira via no Jornalismo impresso no Estado. Deu certo, com um detalhe: num Estado em que essa chamada terceira via política nunca prosperou. Foi ali, há 16 anos, já de malas prontas para regressar para Brasília, que conheci melhor Eduardo Monteiro e passei a admirá-lo.

Empreendedor, homem correto e de visão futurista, Eduardo é daqueles que agem com a filosofia de que a vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente. Há muitas pessoas de visão perfeita, que nos ajudam a ver o mundo melhor.

Eduardo Monteiro é assim. Por isso, não posso concordar com as agressões destemperadas do jornalista Henrique Barbosa, ex-editor do jornal, contra um homem que, quando seu chefe, era iluminado, sem pecado original, referência exemplar de amigo e patrão, além de conselheiro.

Como Henrique, tive momentos de divergências com Eduardo, mas diferentemente do ex-editor, que hoje o difama, não me enfeiticei, porque compreendo que a comunhão da vida se completa quando a beleza do outro, e não a fraqueza, se junta também na nossa beleza num contraponto.

Levei muito tempo para perceber que quem presta muita atenção no que é dito não consegue escutar o essencial, que se encontra fora das palavras. Não tolero ingratidão e inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sortes.

Eduardo Monteiro é bom camarada. Já passou por muitos fogos, como todo empresário que tenta investir num País de economia instável, de políticas e políticos inconfiáveis, tendo desandado em alguns momentos, como muitos de visão empreendedora.

Na verdade, ardeu em chamas, virou uma brasa. Mas milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente e Eduardo não seria diferente. Afinal, como sábio que é, entenderá que as grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.

Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.

KASSAB MINISTRO – O PSD dá como certa a nomeação de seu presidente, Gilberto Kassab, para o Ministério das Cidades ou dos Transportes. Seus dirigentes avaliam que o peso da ação de Kassab, ao criar um partido e dar o tempo de TV para Dilma, é semelhante ao apoio da futura ministra da Agricultura, a presidente da CNA, Kátia Abreu, revela de Brasília o companheiro Ilimar Franco, de O Globo.

O ARTICULADOR – Dos deputados federais que serão chamados pelo governador eleito Paulo Câmara para compor o secretariado o único com lugar garantido, hoje, é Danilo Cabral, mas dificilmente para a Educação ou Cidades, pastas que já comandou. O mais provável é que tenha um papel na área de articulação política.

CONSELHEIROS COTADOS – Câmara já sinalizou que buscará pelo menos dois nomes da área técnica dos quadros do Tribunal de Contas, sua velha casa. Auditores apostam em três nomes: Gustavo da Fonte, Jackson Oliveira, este assessor do conselheiro Marcos Loreto, e Taciana Mota, irmão do deputado estadual eleito Nilton Mota e prima de Danilo Cabral.

BEM NA FOTO – Depois de promover o ajuste fiscal, a prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (sem partido), comemora mais um feito: administra um dos poucos municípios do Estado que encerra 2014, ano de muitas dificuldades financeiras, adimplente no Cadastro Único dos Convênios (CAUC), o que garante novas transferências federais em 2015.


TAVARES NA FAZENDA – O nome mais cotado para secretário da Fazenda na gestão de Paulo Câmara é o do atual presidente da Compesa, Roberto Tavares, auditor fiscal da Fazenda. Uma escolha das mais acertadas. Além de bom técnico, Tavares tem articulação política e transita bem em todos os segmentos partidários.



 CURTAS

PARAÍBA – O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), entregou, ontem, dez caminhonetes cabine-dupla para reforçar o trabalho de fiscalização e manutenção das rodovias estaduais, uma das melhores malhas do País. O Estado investiu R$ 950 mil, dinheiro de leilão de máquinas, equipamentos e veículos antigos do DER.

AVANÇO – Na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, Belo Jardim saltou do 132º lugar para 39º, ultrapassando cidades como Caruaru, Vitória de Santo Antão, Olinda, Ipojuca e Jaboatão. “Estamos reconstruindo a educação no município”, comemora o prefeito João Mendonça (PSD).

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Depois de aprovar na marra o arremedo fiscal de Dilma qual l tamanho da fatura que Renan Calheiros vai cobrar?

'Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio'. ( Provérbios 10-19)

Nenhum comentário: