quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Presídio de Itaquitinga pode ser concluído com dispensa de licitação. Renato Thièbaut fica à frente da intervenção

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem.
O secretário de ressocialização, Pedro Eurico, anunciou nesta quinta-feira (29) a pessoa que ficará à frente da intervenção das obras no presídio de Itaquitinga, na Mata Norte, que estão paradas desde 2012. 

O chefe de Gabinete de Projetos Estratégicos do governador Paulo Câmara (PSB), Renato Thièbaut, foi o escolhido e terá como primeira tarefa pedir o rompimento do contrato com o parceiro privado, que é a empresa Advance Construções, e ocupar o imóvel. Além disso, será feito um inventário dos equipamentos e o levantamento das adequações necessárias na área de engenharia.

As informações foram repassadas durante coletiva de imprensa, após o governador Paulo Câmara (PSB) decretar estado de emergência no sistema prisional de Pernambuco.

Segundo o secretário Pedro Eurico, o Estado vai assumir o projeto e dispensar a parceria público-privada (PPP) e poderá concluir a execução das obras do presídio com dispensa de licitação, que é permitida durante os 180 dias de intervenção.

“O sistema de PPP está encerrado”, garante Pedro Eurico. “Será uma obra pública sob gestão pública. Provavelmente com dispensa de licitação”, explica. Durante a intervenção, o Estado vai poder ordenar obras e contratar equipamentos de forma facilitada.

As obras do presídio de Itaquitinga estão paradas desde 2012, depois que duas empresas privadas quebraram. Segundo o secretário, a parte física está 62% concluída e o governo vai levantar indenizações que precisem ser pagas.

O presídio de Itaquitinga tem capacidade para 3.500 vagas. O Estado ainda não definiu como será feita a gestão da unidade prisional depois que ela estiver pronta.

Blog de Jamildo 

Nenhum comentário: