quarta-feira, 25 de março de 2015

Do blog do Magno Martins: Coluna da quarta-feira

SOB A ÉGIDE DO TERROR - Cidade marcada pelo estigma da violência desde os primórdios do Capitão Virgulino Ferreira, o Lampião, com pistoleiros afamados em outras épocas, como Vilmar Gaia, que espalhou o medo no Alto Sertão entre os anos 70 e 80, Serra Talhada voltou a conviver com o terror do mata-mata.

Oito famílias com raízes profundas na cidade, o segundo maior centro urbano do Sertão, com mais de 80 mil habitantes, já deram adeus ao torrão natal, para escapar da morte. O novo ciclo de crimes foi aberto com o assassinato do vereador Cícero Fernandes (PRP), morto há 10 dias.

Ele era cabo da Polícia Militar. A corporação está ferida. Os tiros que tiraram a sua vida numa emboscada atingiram também o coração da PM no município, que, ao modo de Lampião, busca a vingança pelas próprias mãos, buscando, na fúria, derramar mais sangue nas ruas da cidade.

No congresso estadual da Amupe, ontem, em Recife, o prefeito Luciano Duque (PT) disse que ouviu falar numa lista de 20 pessoas marcadas para morrer. Aliás, depois da morte do vereador, três pessoas já foram assinadas, mas os 20 com os dias contados estão além das vidas que já se foram.

Diante disso, a população perdeu sono e a paz. Muita gente passou a dormir sob efeito de tranquilizantes. A noite, Serra Talhada, mesmo no centro, virou cidade fantasma, com a sua população recolhida ao lar, ninguém quer ser a próxima vítima. Ao governador e ao secretário de Defesa, Duque pediu uma apuração mais rigorosa dos crimes.

Todos eles, o do vereador e os três que se sucederam, têm relação com a morte do parlamentar, caracterizando-se como uma briga entre famílias por causa de rixas antigas e crimes não elucidados. “Não adianta encher a cidade de policiais”, alerta Duque, se outras providências, em sua opinião, não forem tomadas.

O drama é muito maior do que se possa imaginar. No seminário Todos por Pernambuco de Afogados da Ingazeira, sexta-feira passada, o governador Paulo Câmara revelou que a situação de Serra Talhada requer uma atenção especial, um estado de alerta. E determinou ao secretário de Defesa a montagem de uma operação que devolva à população o sonho de voltar a viver em paz.

UM FIASCO– Em palestra, ontem, no congresso da Amupe, o presidente do FNDE, Antônio Alencar, cearense de sotaque carregado, revelou que o programa de financiamento de creches no País não conseguiu realizar 20% do almejado. Na verdade, segundo ele, em todo o País só saíram do papel, em quatro anos, 300 creches. Tudo porque os municípios não atendem os critérios exigidos no programa.


CRIME E PRISÃO
Deve pegar fogo a eleição para renovação do comando da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) na próxima sexta-feira, em Triunfo. Candidato da oposição, Josinaldo Barbosa, vereador em Timbaúba, já teve sua vida levantada pelos concorrentes. Foi descoberto, por exemplo, que possui uma larga folha policial, tendo sido preso numa ação da Polícia Federal pelo crime de contrabando, em 2010.

CHAPA FANTASIOSA – Já a vereadora Célia Cardoso (PT), de Arcoverde, denuncia que o atual presidente da UVP, Biu Farias, candidato à reeleição, usou da estratégia enganosa de incluir vários colegas em sua chapa, sem que, na verdade, tenham sido registrados. “Muitos acham que estão na chapa, mas serão enganados”, alertou.

SESSÃO CHORORÔ – Os governadores do Nordeste estão apreensivos com o ajuste dos gastos do governo e com a conta salgada do subfinanciamento da saúde e da educação. Hoje, eles têm encontro com a presidente Dilma. O objetivo da audiência é preservar dos cortes os investimentos do PAC previstos para a região e a retomada de projetos estruturadores.


REVELAÇÃO PARLAMENTAR
Dos parlamentares estreantes da bancada federal de Pernambuco o que mais tem se destacado, pelo menos até o momento, é Tadeu Alencar (PSB), pela elogiada atuação na Comissão de Reforma Política. Além de ter apresentado boas propostas, Alencar conseguiu convencer a Comissão a fazer uma audiência pública em Pernambuco, já marcada para o dia 6 de abril, na Alepe.



CURTAS

EM ALTA– O prefeito de Cumaru, Eduardo Tabosa (PSD), foi mantido na chapa única de renovação da Federação Nacional dos Municípios, com eleição prevista para o próximo dia 30. Tabosa também tem assento na diretoria da Amupe como tesoureiro.

DINHEIRAMA – A prioridade do PSDB é aprovar o depoimento de José Dirceu na CPI da Petrobras. Querem, como todo o País, que ele explique como ganha tanto dinheiro enquanto está preso, algo realmente que pode virar um grande case internacional.


PERGUNTAR NÃO OFENDE: Até quando Dilma vai aguentar o tranco?

Nenhum comentário: