quinta-feira, 26 de março de 2015

Teatro Valdemar de Oliveira é interditado

Imagem: reprodução daInternet
O Teatro Valdemar de Oliveira foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, na tarde desta quarta-feira (25), por conta de falhas em itens de segurança. 

Durante uma vistoria no prédio, situado no bairro da Soledade, na área central do Recife, foram constatadas a ausência de iluminação, de sinalização e de uma escada de emergência, além de rotas de fuga obstruídas e de um guarda-corpo menor que 1,10 metro. Já o atestado de regularidade e alguns extintores de incêndio estavam com prazos vencidos. O fechamento permanecerá até a resolução das pendências, mas, por enquanto, nenhum espetáculo foi cancelado.

A direção do equipamento cultural, que tem quase 44 anos de história, afirma que tentará revogar a interdição, já que acredita que pode atender às exigências com o espaço em funcionamento. Por outro lado, segundo o diretor e administrador do teatro, Marcos Portela, há pontos que, para serem cumpridos, resultariam na reconstrução de parte do edifício. “Vamos apelar sobre isso, porque teríamos que derrubar o prédio e fazê-lo de novo para atender exigências como as que envolvem as pilastras que ficam na entrada, que foram apontadas como inadequadas pelos bombeiros”, explica.

Os argumentos de defesa da administração do espaço serão levados a uma reunião com representantes do Corpo de Bombeiros, marcada para as 8h desta quinta (26). Se o resultado não for positivo, a primeira atividade a ser suspensa será a do Projeto Escola, que visa à formação de público para teatro e está agendada para o período da manhã. "Não nos negamos a cumprir o que foi pedido. Só pediremos um prazo por entender que se interdita algo que não tem condições de funcionar, o que não é nosso caso. Também vamos lembrar que se trata de um prédio antigo, que foi construído mediante outras normas estruturais", completa Portela.

O teatro

O local, na época com o nome de Nosso Teatro, foi inaugurado pelo ator e teatrólogo Valdemar de Oliveira em 23 de maio de 1971, na praça Oswaldo Cruz. O espaço pertence ao Teatro de Amadores de Pernambuco. Após a morte do seu idealizador e criador, em 1977, o grupo teatral, em sua homenagem, rebatizou o espaço com o nome que tem até hoje. Em 19 de outubro de 1980, um incêndio destruiu as instalações do prédio, que só foi restaurado após vários anos. O espaço teve que ser totalmente reconstruído, sendo reinaugurado em 20 de dezembro de 1987.

FolhaPE

Nenhum comentário: