terça-feira, 7 de abril de 2015

Do Blog do Magno Martins: Coluna da terça-feira

MENDONÇA SAI PERDENDO - DEM e PTB emendam os bigodes? Está caminhando para isso, com definição em pauta num encontro hoje em Brasília entre os principais líderes das respectivas agremiações partidárias. O que se ouve na corte entre os tapetes verde da Câmara e o azul do Senado é que o assunto já está liquidado.


E quem estaria interessado nesta fusão. O que se diz em Brasília é que a ideia começou a ser posta na cúpula do DEM pelos democratas da Bahia, com interferências efetivas do prefeito de Salvador, ACM Neto, e do deputado Benito Gama. Pela fusão, resultaria uma bancada de 47 parlamentares, inferior apenas à do PT, PMDB e PSDB.

Se o martelo for batido, o DEM desaparece, absorvido pelo PTB, fundado há 70 anos pelo ex-presidente Getúlio Vargas. O presidente nacional do DEM, José Agripino, avaliza o entendimento, que a princípio parece muito mais vantajoso para o PTB, engordado por quase duas dezenas de deputados.

No caso de Pernambuco, onde o DEM é, hoje, quase um defunto, Mendonça Filho, que lidera o partido, a princípio ficou contra, temendo primeiro ser o mais prejudicado, perdendo o cargo de líder democrata na Câmara. Segundo, pelo que observa como um voo cego para as eleições de 2016 e 2018.

Já foi noticiado, inclusive, que o líder do recauchutado PTB na Câmara seria Benito Gama e não Mendonça. Por essa e outras, esta fusão poder ser postergada ou morrer antes do tempo. O que já circulou é que menos seis políticos procurariam novos pousos, inconformados com a proposta.

A turma mais afinada com a presidente Dilma Rousseff, como o deputado Jovair Arantes, migraria para o PL ou para o PSD. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), embora lhe agrade ficar na oposição ao governo petista, é visto como a caminho do PMDB, com o aplauso do vice-presidente da República, Michel Temer.

Caiado sabe que, para disputar o governo de Goiás, não pode fazê-lo pelo DEM, quer dizer, pela terceira via — isolado. Porque será presa fácil dos postulantes da primeira e da segunda vias. O PMDB banca seu projeto? Sim, se disputar pelo PMDB. É o verdadeiro jogo. Se der certo a fusão DEM-PTB, ele pode se filiar ao partido de Iris Rezende sem cometer infidelidade partidária.

ARMANDO NO PDT– Ainda em relação a Pernambuco, esta fusão, se vier a ser viabilizada, leva o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, hoje principal líder do PTB, a abandonar o barco trabalhista. O que se especula é que Armando se transferia para o PDT, tomando para si o controle do partido, hoje nas mãos do grupo do prefeito de Caruaru, José Queiroz, que indicou o filho Wolney para presidir o diretório estadual.


ALGUÉM TOPA? 
De passagem, ontem, pelo Recife, onde participou de audiência pública sobre reforma política na Assembleia, o relator da proposta que tramita na Câmara, Marcelo Castro (PMDB-PI), admite que se não houver prorrogação de mandato dos atuais prefeitos para coincidência das eleições, o que pode ocorrer é uma eleição municipal para mandato de apenas dois anos, tanto para prefeito quanto para vereador. Quem topa ter apenas dois anos de mandato?



CUIDANDO DO CORAÇÃO– O deputado Miguel Coelho (PSB) quer suco integral de uva, que previne doenças no coração, incluído na merenda servida aos alunos da rede estadual de ensino. Projeto nesse sentido foi apresentado pelo parlamentar. Como é representante do Vale do São Francisco, região da uva e do vinho, Coelho traduz igualmente um desejo da classe produtora daquela região.

NEM AÍ PARA O SERTÃO – Transcorridos mais de 20 dias do seminário Todos por Pernambuco em Afogados da Ingazeira, o secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, não moveu ainda uma palha para apurar a denúncia do bispo do Sertão do Pajeú, dom Egídio Bisol, sobre a devastação da caatinga sertaneja. Na ocasião, o prelado entregou ao governador um documento com as provas, o secretário ficou de agir, sumiu e ignorou o problema.


A VINGANÇA DE SEBÁ
O secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, principal líder do PR no Estado, promete arrancar o fígado dos republicanos que se aliarem ao prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT). O petista já trouxe para sua base o vereador Paulo Melo, que ocupou a vaga do vereador Cição, e puxará mais um parlamentar para o secretariado com a intenção de abrigar o suplente Marcos Oliveira, diretor do complexo de comunicação do ex-deputado Inocêncio Oliveira.



CURTAS

MARCHA– Como o prefeito de Surubim, Túlio Vieira, é do PT e, portanto, do bloco oposicionista, os anfitriões do seminário Todos por Pernambuco naquele município na próxima quinta-feira serão os secretários Danilo Cabral (Planejamento) e Nilton Mota (Agricultura). O rango da comitiva do governador Paulo Câmara, aliás, já está montado na fazenda da família.

BOA NOTÍCIA – A produção de álcool em Pernambuco superou, pela primeira vez, a produção de açúcar. O Estado, segundo maior produtor nordestino de cana-de-açúcar e cuja safra termina em abril, deverá colher um total de cerca de 15,1 milhões de toneladas.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: A reforma política que tramita na Câmara é um arremedo?


" A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira". ( Provérbios 15-1)

Nenhum comentário: