Foto: Divulgação |
Na primeira reunião do Conselho Estado de Meio Ambiente, presidida pelo secretário Sérgio Xavier, o Governo do Estado apresentou um conjunto de medidas que estão sendo tomadas nas áreas atingidas pelas enchentes na região da Mata Sul.
A reunião teve a participação dos secretários estaduais de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo; Recursos Hídricos e Energia, João Bosco de Almeida, e do presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima, Marcelo Asfora.
Sérgio Xavier disse durante o encontro que a situação em que se encontram aquelas cidades desafia os gestores públicos a pensarem em soluções inovadoras. Entre elas, disse ele, está a implantação, simultânea à construção das barragens de contenção, das chamadas “barragens verdes”, que são esquemas de contenção nas margens dos rios, formados por floresta nativa e matas ciliares.
Um estudo feito pela Universidade Federal de Pernambuco indica que esse tipo de cobertura vegetal tem capacidade de absorver sete vezes mais água que a vegetação comum e plantios agrícolas que tradicionalmente margeiam as áreas ribeirinhas.
A secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade defende uma ação integrada entre as secretarias e órgãos envolvidos diretamente no socorro às vítimas e na prevenção às inundações. “Vamos acompanhar as obras de implantação das novas barragens e a dragagem dos rios no que diz respeito aos aspectos ambientais, e intensificar a educação ambiental nas áreas atingidas e de risco”,disse Sérgio Xavier, segundo texto distribuído por sua assessoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário