segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Inscrições do IFPE começam em outubro

(Foto: NE10)
Para os cursos da segunda entrada, o ingresso acontecerá apenas pelo SISU e SISUTEC 

Os feras interessados em estudar no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no próximo ano já poderão se inscrever no processo seltivo da instituição entre os dias 1º a 19 de outubro, exclusivamente pelo site do concurso. 

O Vestibular 2015 da instituição oferece 5.247 vagas distribuídas para o nível superior e técnico. As provas estão marcadas para o dia 23 de novembro em todos os 15 campi para os cursos de primeira entrada. No caso dos cursos de segunda entrada, todas as vagas serão oferecidas através do SISU e SISUTEC.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já era adotado desde 2011 pela instituição, que agora também incorporou o Sisutec, Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. “A intenção de adotar esse sistema de seleção é garantir que todas as vagas sejam preenchidas”, justifica a reitora do IFPE, Cláudia Sansil. Assim, a segunda entrada será composta por 2.160 vagas para o SISUTEC e outras 382 pelo Sisu.

Outra importante novidade deste ano é o calendário: pela primeira vez a prova acontecerá em novembro. “Quisemos evitar o mês de dezembro, que já é muito conturbado pelas festividades e concursos públicos”, explicou Sansil. Com a antecipação, o cronograma ficou apertado e o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição vai desta quarta-feira (24) até o dia 26.

A taxa pode fazer a prova é de R$20 para cursos técnicos e R$40 para cursos superiores. O pagamento só poderá ser feito até o dia 20 de outubro nas agências do Banco do Brasil. Ficam isentos desses valores os candidatos com renda familiar per capta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo ou que cursaram o ensino médio na rede pública. Confira mais detalhes da isenção no site do concurso.

Do total de vagas ofertadas, metade será reservada ao sistema de cotas para alunos de rede pública. Dentro desse grupo, o candidato deverá se inscrever em subcotas: quem tem renda familiar percapta de até 1,5 salário mínimo ou por etnia (negros, pardos e índios).

As provas acontecerão no dia 23 de novembro em todos os campi. Para os candidatos de nível técnico serão 30 questões (português, matemática e conhecimentos gerais). Já os concorrentes de nível superior responderão a 50 questões (língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, física, química, biologia, história e geografia), além da redação.


NE 10

Nenhum comentário: