domingo, 12 de abril de 2015

O Concurseiro focado

Fabiana Ferreira: outros aspectos da Redação de Correspondências Oficiais

Queridos leitores, espero que já tenham despertado para a necessidade de estudarem pouco a pouco o Manual de Redação da Presidência da República, pois é lá que aparecem alguns detalhes que envolvem a redação de expedientes oficiais. Trouxemos hoje mais algumas assertivas do Cespe/Unb para acrescentarmos comentários importantes sobre correspondências. Vejamos:

1) CESPE – 2012 – PC-AL

A redação da correspondência oficial deve se pautar pela correção gramatical e pelo uso de linguagem clara; por isso, expressões de cunho regional devem ser utilizadas em documentos expedidos pelo poder público.

Errado!

As comunicações oficiais são concebidas para ser de fácil e imediata compreensão por todo e qualquer cidadão brasileiro. Se necessitamos cumprir com esse pré-requisito a fim de não ferir a clareza e a impessoalidade característicos de tais expedientes, urge que evitemos o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Sabemos que um texto que possui expressões de circulação restrita, como gírias, regionalismos vocabulares ou jargões profissionais tem sua compreensão prejudicada.

2) CESPE – 2011 – PC-ESs

Julgue os itens seguintes, acerca das correspondências oficiais.

Os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento podem concordar com o gênero do interlocutor.

Certo!

Os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento podem sim concordar com o gênero do interlocutor e não apenas com o próprio pronome de tratamento. No entanto é necessário que entendamos a existência da possibilidade que temos de concordar com tais pronomes – que são femininos. Assim, se o interlocutor for homem, por exemplo, é correto dizer: "Vossa Excelência está cansado"; ou ainda: "Vossa Excelência está cansada". O Manual nos orienta ainda sobre o seguinte aspecto: Se o aposto estiver explícito, somos obrigados a concordar com ele. “Sua Excelência, o Presidente, está interessado em propor a redação de uma Medida Provisória.” Vimos que interessado concordou com o Presidente.

3) CESPE – 2010 – TRT – 21ª Região (RN)

Memorando, ofício e aviso, expedientes da comunicação oficial que servem ao mesmo propósito funcional, são usados, geralmente, no padrão formal denominado "padrão ofício", em virtude de poderem adotar a mesma diagramação na distribuição das partes.

Errado!

Mesmo que tais documentos sejam redigidos respeitando o padrão ofício, eles não têm o mesmo propósito funcional. Por este último detalhe, a assertiva está errada.

Uma excelente Páscoa para todos e que vocês aproveitem os momentos livres para estudar Redação de Correspondências Oficiais. Um grande abraço e até a próxima.


Blog dos Concurso 

Nenhum comentário: