quarta-feira, 11 de julho de 2012

INCRÍVEL: A CASA DE LUÍZ GONZAGA FOI DESTRUÍDA




Casa de Luiz Gonzaga na Fazenda Araripe - Janeiro de 2012 - Foto de Johnny Retamero - Foto1.


Foto antiga de Luiz em frente a sua casa no Araripe - www.nacabanadegonzagao.com.br

Janeiro de 2012 foi para mim a realização de um sonho de criança, percorrir de ônibus, mais de 900 km até o município de Exu-PE, terra do Rei do Baião.
Antes mesmo de chegar a Exu fui tomado por grande ansiedade, pois, finalmente estava prestes a conhecer de perto o que só tinha visto em reportagens e nas viagens ao som de suas músicas.

A primeira visão que tive foi a grande formação geomorfológica, a Chapada do Araripe, que separa PERNAMBUCO do CEARÁ e ao seu pé, Exu avistei.
Ao chegar à pequena cidade pacata e ordeira, me hospedei no Hotel Brígida da Sra. Rute que trata a todos com esmero.

No mesmo dia, tive a alegria de conhecer a Fazenda Araripe onde Luiz Gonzaga morou até 1930. Lá está a Igreja de São João (onde Gonzaga foi batizado), lindíssima, e fui recebido pela Sra. Maria do Amparo da famosa Família Alencar, tivemos um dedinho de prosa. 

Professor Johnny Retamero e a Sra. Maria do Amparo. Ao fundo a Igreja de São  João na Fazenda Araripe
Mas nem tudo foi flores na visita, pois na mesma fazenda fui apresentado a casa em ruínas de Gonzaga, local onde ele fez a famosa volta depois de 16 anos. Confesso que foi para mim uma frustração (ver foto 1).

Como pode uma relíquia está desse jeito?  Fui até a prefeitura local e não encontrei o prefeito nem o secretario de cultura, porém acabei sendo recebido por uma assessora, que me garantiu existir uma verba e que a casa seria restaurada.

Casa destruìda de Gonzaga - www.nacabanadegonzagao.com.br
Para minha surpresa através de blogs locais e do Padre Fábio Mota, soube que a casa foi destruída e depois refeita tirando, com isso, seu valor na minha opinião histórica. Infelizmente o que eu vou dizer a meus alunos? Que o Brasil é um país sem memória... “Como é difícil educar tendo exemplos como esse”.


Fonte: www.nacabanadegonzagao.com.br

FOTOS: www.nacabanadegonzagao.com.br e do professor Johnny Retamero

Texto do professor Johnny Retamero

Um comentário:

Anônimo disse...

Professor pude sentir o tom de tristeza e revolta em seu texto como professor, pessoa humana e admirador de Luiz Gonzaga. Porém não ache que podemos resolver todos os problemas do mundo. Eles estão aí quer aceitamos, quer queiramos ou não.

O mais gritante é que valorizam e gasta-se muito com o que vem de fora e o que é da terra - mesmo com o centenário e os 365 dias de 2012, dedicados a vida e obra do Gonzagão - as autoridades locais e estaduais parecem não se incomodar muito com esse fato, principalmente a FAMÍLIA ALENCAR que está no governo e no TCU.

Poderiam, se tivessem boa vontade, montar uma estrutura externa para proteger a casa dos danos naturais, uma vez que dinheiro, engenheiros e tecnologia temos de sobra.

Caixinha de Surpresas.